A diretoria do São Paulo Futebol Clube enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (19) denunciando comportamentos homofóbicos por parte de torcedores do Palmeiras durante o clássico vencido pelo Alviverde por 2 a 1, no último fim de semana, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O São Paulo apresentou um vídeo como prova dos ataques homofóbicos ocorridos em dois momentos distintos da partida. Em um dos casos, um torcedor grita “mais uma bicha morta” enquanto o lateral-esquerdo Patryck era levado ao hospital após um acidente que resultou em fratura na clavícula. Em outro momento, um grupo de torcedores é ouvido gritando “vai pra cima delas”.
A denúncia foi inicialmente divulgada pela TNT Sports e confirmada pela Itatiaia. O clássico também foi marcado por cenas de violência após o apito final, com jogadores se agredindo fisicamente. Esse incidente foi registrado na súmula do árbitro Raphael Claus e será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Em resposta, o Palmeiras emitiu uma nota oficial repudiando a discriminação e afirmando que tomará medidas para identificar e punir os responsáveis pelos atos homofóbicos. O clube ressaltou seu compromisso com a tolerância e a rejeição a condutas preconceituosas.
A nota do Palmeiras diz:
“A Sociedade Esportiva Palmeiras repudia toda e qualquer forma de discriminação e tomará as providências cabíveis para identificar, responsabilizar e punir indivíduos e grupos que se manifestaram de forma homofóbica no clássico realizado ontem no Allianz Parque. Nascemos das diferenças, lutamos contra a intolerância para seguir existindo e não aceitamos condutas preconceituosas em nossa casa.”



