Compartilhe este texto

Saída de Lorran do Flamengo tem empréstimo frustrado e expectativa do elenco

Por Folha de São Paulo

12/02/2025 10h45 — em
Esportes



RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O meio-campista Lorran está de saída do Flamengo. Muito promissor desde que chegou à base do clube, o jovem não conseguiu se firmar e deixa o rubro-negro em uma operação que levantou várias dúvidas. Fora dos planos do técnico Filipe Luís, ele não conseguiu se adaptar ao profissional.

O QUE ACONTECEU

Lorran será jogador do CSKA, da Rússia. O clube vai pagar 8 milhões de euros (R$ 47,7 milhões) por 80% dos direitos econômicos. O Flamengo tinha 70% dele, enquanto o Madureira era dono dos outros 30%.

Antes de acertar a venda, o Flamengo ofereceu um empréstimo. A ideia, segundo uma pessoa ligada ao clube, era que o jovem saísse para um clube de primeira divisão da Europa sem opção de compra fixada para retornar posteriormente ao Rio de Janeiro mais experiente e com rodagem. As conversas com o CSKA se arrastaram por semanas.

Aos 18 anos, ele tinha grande expectativa não só do Flamengo, mas também do elenco. Internamente, os jogadores acreditavam que o garoto seria vendido a um grande clube muito em breve pelo talento e personalidade que apresentava em campo. Gerson se referia a ele como craque. Na prática, ele não conseguiu demonstrar isso nas oportunidades que teve.

Uma das razões para não manter o jovem era uma desvalorização. O Fla entendia que deixá-lo no sub-20 provavelmente significaria um valor de venda ainda menor do que o atual. Ele ficou treinando na base desde o retorno do Estadual. O entendimento interno era que estava grande para o sub-20, mas mesmo assim sem espaço para o profissional. Por isso a ideia inicial de um empréstimo.

Outro motivo é que Filipe Luís considera 'inegociável' que os jogadores cumpram as funções pedidas. O clube identificou dificuldade do garoto de executar aquilo que era pedido dentro do sistema de jogo do treinador. O jovem teve estatísticas baixas na parte defensiva, o que pesa no estilo adotado pelo ex-lateral.

O técnico da equipe principal é muito apegado aos detalhes. Para utilizar um jogador, ele leva em conta a disciplina, o rendimento nos treinos, o interesse pelo que é passado, as relações com os outros atletas e muito mais. Dentro dessa avaliação, o treinador expressou que Lorran não fazia parte dos planos.

A decisão por negociar o jovem foi em conjunto de Filipe e Boto. Os dois já tinham falado sobre o elenco na primeira reunião que tiveram em dezembro do ano passado e seguiram nesse processo de avaliação. As más atuações no Carioca não ajudaram muito na situação. O que valia para Alcaraz também era relacionado a Lorran: "Eu olho o momento. Se o jogador não fala no campo, não dá. Tem que mostrar que ele está no nível para jogar", disse Filipe.

Lorran não tem grandes problemas disciplinares, mas ainda é muito jovem. Por isso, alguns o avaliam como ainda imaturo para a idade, especialmente levando em conta que teve uma vida de dificuldades. O meia é cria da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde foi recebido com festa após a boa atuação contra o Corinthians em 2024. Quando subiu ao time principal, houve uma preocupação para blindar o jovem e evitar deslumbramento. Ter experiência em outro mercado poderia ajudar nesse sentido na visão do Flamengo.

Existe um outro lado de que o desejo maior por uma saída vinha do Flamengo e não do jogador. Apesar de entender que novos ares podiam ser importantes e da proposta do CSKA ter agradado, o jovem também tinha o desejo de se firmar entre os profissionais.

Gerson abraçou o jovem no profissional. O capitão deu diversos conselhos para dentro e fora do campo, se aproximou e foi bem recebido por Lorran, que o escutava. Assim como acontece com outros garotos, o Coringa assumiu quase um papel de pai.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes