A cerimônia ocorria sem incidentes até aquele momento. Quatro artistas se apresentaram, cada um em cada canto do gramado do Maracanã: Arlindo Cruz, Victor & Léo, Jorge Ben Jor e Ivete Sangalo, enquanto os figurantes faziam movimentos sincronizados. Os voluntários usavam uma fantasia que sugeria uma bola, como se fossem "joaninhas" nas cores preto e branca.
Depois, entrou em campo a bateria da escola de samba Grande Rio, com os artistas indo ao centro do gramado para cantar País Tropical, acompanhados dos percursionistas. Quando a apresentação terminou, dois dançarinos levantaram a fantasia que carregavam nas costas, em formato de bola, e passaram a exibir a faixa.
Rapidamente, porém, seguranças entraram no gramado para arrancar a faixa das mãos deles. Uma das dançarinas ainda tentou incitar a torcida, mas não encontrou correspondência e voltou a fazer o seu papel, agachada no campo, dentro da fantasia de bola. Enquanto isso, os jogadores da seleção espanhola acompanharam tudo do banco de reservas, antes da preparação final para o jogo contra o Brasil, marcado para começar às 19 horas.

