Compartilhe este texto

Proposta da Conmebol de imunizar jogadores com vacinas doadas causa revolta

Por Portal Do Holanda

14/04/2021 10h14 — em
Esportes


Vacinas foram doadas pela Sinovac - Foto: Jander Robsom/Portal do Holanda

A notícia polêmica de que a Conmebol teria recebido doação de 50 mil doses da Coronavac para imunizar jogadores e comissões técnicas envolvidos em grandes campeonatos, causou uma polêmica generalizada nessa terça-feira (13).

Muita gente acusou a entidade de está promovendo furas-fila no momento em que o mundo enfrente dificuldades para adquirir doses e vacinar pessoas que pertencem a grupos de riscos e são mais vulneráveis ao coronavírus.

Entre o público que criticou duramente a Conmebol estão os médicos. Eles afirmaram que ideia é imoral e fere vários princípios. não acreditar que o futebol estaria acima de qualquer legislação ou código moral.

"É um 'teatro do absurdo'. O futebol extrapola o nosso grau de surrealismo. E mostra um sintoma da nossa sociedade. É inacreditável e não faz sentido. A menos que o futebol crie um mecanismo ilegal de vacina. O futebol pensa que está acima de qualquer lei e código moral. Para quem gosta de futebol, é um chute no estômago", diz Miguel Nicolelis, o professor da Universidade de Duke, nos EUA.

Para  o infectologista Paulo Lotufo, priorizar jogadores como se o resto da população não importasse é absurdo, uma atitude irreal: "É inadmissível. Um absurdo total, do ponto de vista ético e operacional. Não há porque privilegiar jogadores de futebol, que não fazem parte de grupos prioritários. E se é doação, que seja usada para imunizar profissionais da saúde, professores e outras pessoas que necessitam", declarou em entrevista ao Uol.

O Brasil já avisou que não vai permitir a priorização dos jogadores enquanto todos os grupos prioritários não forem vacinados no país, conforme Projeto de Lei aprovado na Câmara dos Deputados no último dia 6.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes