Primeiro grupo de brasileiros embarca para a Olimpíada de Tóquio

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

17/06/2021 15h35 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O primeiro embarque de um grupo de brasileiros para os Jogos Olímpicos de Tóquio ocorreu nesta quinta-feira (17), mais de um mês antes da cerimônia de abertura. Por enquanto viajaram apenas profissionais da área de logística do COB (Comitê Olímpico do Brasil), que vão preparar o terreno para a chegada de atletas e treinadores, a partir do começo do mês que vem.

Oito desses enviados partiram do Rio de Janeiro e outros dois de São Paulo. Eles vão ficar concentrados em uma das bases do COB no Japão e de lá vão partir para as outras bases que receberão as delegações brasileiras durante a fase de aclimatação.

O Comitê Organizador havia determinado que os comitês olímpicos só poderiam começar a enviar funcionários para o Japão a partir de 1º de julho, abrindo exceção apenas para aqueles que viajassem acompanhando equipes esportivas. Foi o caso da Austrália, que já mandou sua equipe feminina de softbol para o Japão.

Mas, nos últimos dias, os organizadores e os comitês olímpicos entraram em rota de colisão depois que foi anunciada a decisão de que só serão aceitas hospedagens em instalações oficiais e, quando muito, estruturas de organizações privadas, como clubes e universidades.

Isso afetou diretamente os Estados Unidos, que haviam contratado milhões de dólares em aluguéis de residências. Essas reservas foram todas perdidas, o que irritou os americanos. Outros países também tiveram prejuízo e reclamaram com o Comitê Organizador.

A antecipação da abertura do Japão para os comitês olímpicos acabou vindo como contrapartida, para que esses problemas possam ser mais facilmente solucionados. A partir disso, o COB também antecipou a viagem dos seus primeiros profissionais, que deveriam ir ao Japão somente no último dia de junho, para chegarem lá nas primeiras horas de julho.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes