Portugal vence Espanha nos pênaltis e conquista bicampeonato da Liga das Nações

Em um duelo acirrado, Portugal conquistou o bicampeonato da Liga das Nações, nos pênaltis, durante partida neste domingo (8), na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha. O goleiro português Diogo Costa segurou o pênalti de Alvaro Morata.
Enquanto a Espanha teve 60% de posse bola, Seleção Portuguesa ficou com 40%, durante todo o jogo.
Zubimendi abrir o placar para a Espanha aos 20 minutos. O gol de empate de Portugal, marcado por Nuno Mendes, demorou cerca de dois minutos para ser confirmado pelo árbitro, aos 25 minutos do primeiro tempo.
Em seguida, Oyarzabal voltou a colocar a Espanha em vantagem, enquanto Cristiano Ronaldo respondeu marcando para Portugal.
Durante a prorrogação, o clima esquentou: Nuno Mendes e Álex Baena se desentenderam em campo, iniciando um empurra-empurra após um lance.
Campanha
A rivalidade entre as seleções aumentou com o peso histórico da competição. Portugal foi campeão na primeira edição, em 2019, e a Espanha detém o título mais recente, conquistado em 2023.
Nesta edição, a Espanha chegou invicta à final, com destaque para a vitória por 5 a 4 sobre a França, em uma semifinal eletrizante liderada pela jovem estrela Lamine Yamal, mesmo com desfalques importantes como Rodri e Carvajal.
Já Portugal garantiu a vaga na decisão ao eliminar a Alemanha de virada por 2 a 1, com Cristiano Ronaldo decisivo novamente. A equipe lusitana sofreu apenas uma derrota na campanha — para a Dinamarca, nas quartas de final — e chegou à final embalada pela chance de repetir a conquista de 2019.

ASSUNTOS: Esportes