afp.com / JOSEP LAGO
Barcelona (AFP) - Antes da 10ª rodada do Campeonato Espanhol, os fatos indicam o jovem craque Neymar, do Barcelona, como a melhor contratação da temporada no país, e não o galês Gareth Bale, do Real Madrid, antes do primeiro grande clássico espanhol com esses dois jogadores, neste sábado.
Neymar custou 57 milhões de euros ao Barcelona, enquanto a equipe da capital pagou quase o dobro (91 milhões) pelo galês. Mas as estatísticas até o momento são muito favoráveis ao brasileiro, que jogou 13 partidas oficiais, marcou 13 gols e deu seis assistências.
Já Bale teve que esperar até início de setembro para se incorporar ao Real. Desde então, jogou somente cinco partidas e fez apenas um gol.
Bale vem sendo prejudicado pela falta de preparo físico e por problemas musculares. A imprensa espanhola especulou que o galês poderia estar sofrendo também com uma hérnia de disco, o que foi desmentido pelo clube.
"Coloquem pressão sobre outros jogadores, deixem Bale em paz", pediu o português Cristiano Ronaldo nesta semana aos jornalistas.
"Tenho certeza que ele vai conquistar muita coisa por este clube porque é um jogador fantástico. As pessoas pressionam muito por causa do preço que custou, mas não acredito que isso seja bom para ele", completou CR7.
Contra a Juventus (vitória do Real Madrid por 2-1), na quarta-feira pela Liga dos Campeões, o galês de 24 anos entrou na partida aos 22 minutos do segundo tempo, mas não acrescentou muita coisa.
Neymar "em casa"
"É verdade que ele não está num momento bom, mas vem trabalhando duro", explicou o treinador do Real, Carlo Ancelotti, nesta sexta-feira.
"Mas acredito, e ele também, que Bale está preparado para jogar uma partida desde o início. E quando começar a jogar, veremos o verdadeiro Bale", completou o italiano, sem confirmar se o galês seria titular no sábado.
Já Neymar se adaptou rapidamente ao novo clube e já é presença certa na equipe titular de Gerardo Martino.
O brasileiro chegou ao Camp Nou após conquistar a Copa das Confederações com a seleção brasileira e vem correspondendo às expectativas.
Em agosto, o jogador de 21 anos marcou um gol contra o Atlético de Madri, pela Supercopa da Espanha, que garantiu o título para os catalãs (1-1, 0-0).
Em seguida, quando Messi se machucou no início de outubro, o jovem craque assumiu a liderança do ataque do Barça. Com a qualidade individual e a entrega dentro de campo, Neymar deu dinamismo e força ofensiva ao líder da Liga Espanhola.
"Eu me sinto em casa", comemorou o ex-craque do Santos em entrevista neste mês ao jornal chinês Titan Sports.
"(O lateral brasileiro) Dani Alves me ajudou muito, tanto dentro quanto fora de campo. Por isso me adaptei rapidamente", completou Neymar, muito à vontade nos primeiros meses de Barcelona.
Agora, Neymar e Bale precisarão mostrar serviço no grande Barcelona-Real Madrid deste sábado, fundamental para qualquer jogador entrar para história destes dois gigantes do futebol.


