Lutadora indiana corta o cabelo para atingir peso, mas fica fora da disputa pelo ouro em Paris
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A indiana Vinesh Phogat foi retirada da final do wrestling, a luta olímpica, por causa de 100 gramas a mais em sua pesagem nos Jogos de Paris 2024. Ela tentou de tudo: cortar os cabelos, encurtar as roupas, não comer... Mas não adiantou. Ela tinha a oportunidade de conquistar o primeiro ouro para seu país em Paris, mas acabou desqualificada.
Na competição, há pesagens em todas as manhãs. Por isso, Phogat não teve problemas para passar pelas primeiras fases. Mas, nesta quarta-feira (7), estava ligeiramente acima dos 50kg permitidos sua categoria.
Dessa forma, apesar dos protestos, ela foi substituída pela cubana Yusneylys Guzmán Lopez, a quem havia derrotado na semifinal. Antes, Vinesh Phogat chocou o mundo da luta ao vencer a japonesa Yui Susaki, tricampeã mundial e invicta.
A Associação Olímpica da Índia emitiu um comunicado lamentando o ocorrido. "Apesar de todos os esforços feitos pela equipe durante a noite, ela pesava alguns gramas a mais que 50kg esta manhã".
Mesmo com a decepção, o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, chamou a lutadora de "campeã entre as campeãs" e "o orgulho da Índia" em uma mensagem nas redes sociais. Ele acrescentou: "Volte mais forte! Estamos todos torcendo por você."
A final da categoria será, portanto, entre a cubana Yusneylys Guzmán Lopez e a norte-americana Sarah Hildebrandt.
ASSUNTOS: Esportes