Lutador de jiu-jítsu Emanuel Castro conquista ouro na Califórnia

Por

25/06/2014 10h25 — em Esportes

Amazonense de 16 anos venceu International Brazilian Jiu Jitsu Federation (IBJJF) realizado na Califórnia (EUA) no início deste mês, organizado pela 'Brazilian Jiu Jitsu'

O amazonense faixa-azul de jiu-jitsu Emanuel Neponuceno Castro (Checkmat), 16, detentor de 117 medalhas de ouro, se tornou campeão mundial da categoria ao vencer a competição International Brazilian Jiu Jitsu Federation (IBJJF), realizado na Califórnia (EUA) no início deste mês, pela organização “Brazilian Jiu Jitsu”. O campeão disputou o torneio com passagens cedidas pela Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (Sejel).

Emanuel é campeão das modalidades que disputou na arte-suave, a jovem realidade do desporto amazonense comentou sobre as dificuldades da disputa. "O mais difícil foi enfrentar caras duros e mais fortes que eu. Mas consegui impor minha técnica e vencer", disse o jovem que fez três lutas até subir no lugar mais alto do pódio: venceu a primeira luta por finalização, a segunda por pontos e na final venceu o adversário por finalização.

A conquista, além de deixar o faixa-azul famoso na "terra do Tio Sam", rendeu ainda outros frutos importantes para a carreira do lutador. "Agora, tenho o patrocínio da Hiperfly, uma fornecedora de roupas voltadas para o jiu-jitsu e de kimonos", afirmou. A próxima disputa do manauara será o Rio Open, realizado no Rio de Janeiro, de 31 de julho até 3 de agosto.

A fama de Emanuel nos Estados Unidos já rendeu até convite para treinos com personalidades. “Já treinei algumas vezes na AKA com o Caín Velasquez (detentor do cinturão da categoria peso pesado do UFC)”, relatou o garoto.

Questionado se o seu futuro seria no MMA ele desconversa. Porém, o pai, Edson Raustron, 45, admite que é possível. “É um dos sonhos dele. Ele fala sim em migrar para o MMA. Mas vamos ver o que o tempo nos proporciona”, afirmou.

Fotos: Mauro Neto/Sejel