Jogadores podem sofrer burnout por excesso de jogos, alerta astro do Liverpool
Andrew Robertson, lateral-esquerdo do Liverpool, manifestou preocupação sobre o crescente número de partidas que os jogadores precisam disputar, alertando para o risco de burnout. Segundo ele, os atletas não são consultados sobre o impacto do aumento de jogos e torneios no calendário. "Todos nós amamos jogar futebol, mas jogos e torneios extras são adicionados sem nos perguntarem como nos sentimos", desabafou Robertson em entrevista ao The Mirror.
O alerta de Robertson se soma a outros jogadores que também criticam o "inchaço" do calendário. Rodri, volante do Manchester City, sugeriu que os atletas estão próximos de uma possível greve, enquanto Son, do Tottenham, e Alisson, do Liverpool, destacaram o impacto do excesso de jogos nas lesões e no desgaste psicológico. "Não somos robôs", afirmou o sul-coreano.
A situação pode piorar com o novo formato da Champions League e o Mundial de Clubes da Fifa, previstos para a temporada de 2025, aumentando ainda mais a carga de jogos. Robertson defende que os jogadores sejam mais ouvidos nas discussões sobre o calendário para evitar maiores danos à saúde física e mental dos atletas.
ASSUNTOS: Esportes