Itália vence Israel em jogo com gol de peito e torcida de costas para hino
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Itália confirmou o favoritismo e venceu Israel por 2 a 1, nesta segunda-feira (9), em jogo válido pela segunda rodada do grupo 2 da Liga das Nações.
Frattesi foi o nome do jogo. O meio-campista marcou um gol de peito e criou a jogada que terminou com Moise Kean balançado a rede adversária na etapa final. Abu Fani diminuiu para Israel.
O jogo ficou marcado por um protesto da torcida italiana. Parte dos presentes no estádio viraram de costas durante a execução do hino de Israel.
A partida foi disputada na Bozsik Aréna, em Budapeste, na Hungria. Israel teve o mando de campo, mas vem jogando fora do próprio país por causa dos conflitos contra o Hamas.
A Itália manteve o 100% de aproveitamento e lidera o grupo, com seis pontos. Israel, por sua vez, aparece na última colocação da chave ainda zerado.
As duas seleções voltam a campo somente em outubro, também pela Liga das Nações. No dia 10, a Itália recebe a Bélgica, às 15h45 (de Brasília). No mesmo dia e horário, Israel tem o mando de campo contra a França.
O JOGO
A Itália foi a campo com: Donnarumma; Gatti, Buongiorno e Bastoni; Bellanova, Frattesi, Ricci, Tonali e Dimarco; Raspadori e Kean. Israel teve como titulares: Gerafi; Revivo, Shlomo, Nachmias e Jehezkel; Kanichowsky, Abada e Peretz; Solomon, Lavi e Khalaili.
O pré-jogo teve protesto. Torcedores italianos se viraram de costas durante a execução do hino de Israel e só voltaram a se virar para o campo após o fim da melodia.
O lado esquerdo foi a principal arma de cada seleção no primeiro tempo. A Itália chegou com perigo, principalmente, nas subidas do ala Dimarco, mas esbarrou na defesa adversária na maioria das vezes. Israel não se acanhou e teve Solomon como jogador mais perigoso, porém na única chance clara que teve, ele acabou mandando para fora.
A Itália abriu o placar com gol de peito. As investidas pelo lado esquerdo finalmente deram resultado aos 37 minutos. Dimarco recebeu de Raspadori e cruzou na área. Frattesi se jogou na bola e, de peito, mandou no cantinho do goleiro Gerafi, que nada pôde fazer.
Israel voltou melhor para o segundo tempo, mas acabou punido pelos erros. A seleção mandante criou diversas chances de empatar o jogo, mas pecou nas finalizações, parando em Donnarumma e na defesa italiana. Do outro lado, a Itália foi efetiva. Aos 16 minutos, Raspadori recebeu de Frattesi, finalizou, mas Gerafi defendeu. No rebote, Kean mandou para as redes.
A Itália voltou a dominar o jogo após o gol marcado, porém levou susto no final. A seleção italiano empilhou chances claras de ampliar o placar e matar de vez a partida. Quando parecia sem forças para reagir, Israel voltou para o jogo aos 44 minutos, quando Fani acertou um chute após sobra de bola e deu ânimo para a equipe. A reação, no entanto, parou por aí.
ASSUNTOS: Esportes