Início Esportes Fuso horário: comissão técnica avalia 1ª semana de treinos na Austrália
Esportes

Fuso horário: comissão técnica avalia 1ª semana de treinos na Austrália

Copa do Mundo

Fuso horário: comissão técnica avalia 1ª semana de treinos na Austrália
Fuso horário: comissão técnica avalia 1ª semana de treinos na Austrália

Rio de Janeiro/RJ - Depois de uma semana de treinamentos na Gold Coast, a seleção brasileira feminina já está praticamente adaptada ao fuso horário da Austrália. A diferença de 13 horas para o Brasil está sendo superada com acompanhamento minucioso feito pelo Departamento de Saúde e Performance da CBF*.

“Aplicamos questionários com a fisiologia porque é um trabalho multidisciplinar. Essas avaliações são muito importantes porque podemos entender se há sintomas gastrointestinais, sensação de tontura e dor de cabeça. Também temos uma nutricionista que está nos ajudando muito e uma ginecologista. Estamos sempre acompanhando com questionários, bate papo e medicação para ajustar o sono", conta a Drª Paula, de acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Controle dos treinamentos

Em conjunto com o departamento médico e a comissão técnica, o trabalho de fisiologia envolve o monitoramento, controle dos treinamentos e fornece dados para orientar a preparação física. Fisiologista da seleção feminina, Rodrigo Morandi,  explica que o "jet leg" (a diferença de fuso horário) é um desafio extra para uma preparação em uma Copa do Mundo.

“O grande trabalho da fisiologia nesse momento tem sido todo o acompanhamentos com questionários junto com o departamento médico monitorando o sono. Assim fazemos ajustes individuais com orientações e individualização de carga de treino. O momento de forçar um pouquinho mais e o momento de reduzir um pouco mais a carga para que elas consigam se adaptar da melhor maneira possível”, detalha Morandi. 

Até o dia 18 de julho, a seleção feminina seguirá a preparação para a Copa do Mundo Feminina na Gold Coast. No dia 19, a equipe viaja pra Brisbane onde fará os treinos finais antes da estreia no dia 24 de julho de 2023 contra o Panamá, em Adelaide (AUS).

(*) Informações da CBF

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?