Atacar ou defender? O duelo entre Fluminense e Corinthians neste domingo, às 16h, no Maracanã, coloca frente a frente duas filosofias de jogo diferentes. O tricolor de Abel Braga tem no ímpeto ofensivo de seu jovem time o maior trunfo. Já a equipe de Fábio Carille conta com sólido esquema defensivo para manter a confortável posição de líder.
São os melhores números do país até o início desta rodada. Enquanto o Fluminense já marcou 85 gols em 2017 (média de 1,85 por jogo), o Corinthians só foi vazado 23 vezes (média de 0,55). Para se ter uma ideia melhor do que estes números representam, basta destacar que, em 46 jogos, a equipe de Abel marcou em 39. Já a meta dos paulistas só foi superada em 18 de seus 42 compromissos.
Porém, se os times são os melhores em seus quesitos, o que explica o Corinthians na liderança isolada do Brasileiro e o Flu apenas no meio da tabela? A maior diferença entre os dois está justamente na comparação entre o ataque paulista e a defesa carioca. A equipe de Carille tem o 12º melhor poder de fogo do ano (58 gols) e o segundo do Brasileirão (25). Já os comandados de Abel estão em segundo entre os que mais sofreram gols na temporada (58) e em quinto na competição (23).
— O time do Corinthians é bem cirúrgico. A cada três chutes, o ataque deles faz um gol. Temos que tomar muito cuidado, mas também jogar para cima. Temos que fazer um jogo perfeito — diz Gustavo Scarpa.
E, para fazer gols, nada melhor para o Flu do que ter a chance de contar com seu artilheiro. Contrariando as previsões, Abel relacionou Henrique Dourado, que se recupera de lesão na coxa, para o jogo.
A ausência de Dourado tem sido significativa para o tricolor. E não é somente pelos nove gols que fazem dele o artilheiro do Brasileiro, ao lado de Jô, que estará em campo pelo Corinthians. Mas também pela importância de cada uma das vezes em que ele marcou para o Flu.
As ceifadas de Dourado renderam, até agora, oito pontos para o Fluminense. Não fossem eles, a equipe teria apenas 13 e estaria na zona de rebaixamento. Caso não tenha mesmo condições de jogo, Pedro deve ocupar a vaga.
Na ausência de Henrique Dourado, Richarlison tem sido o responsável por dar força ao ataque tricolor, com gols e muita movimentação. O atacante, que pode deixar as Laranjeiras em breve, em transferência para o Ajax, da Holanda, está confirmado para o jogo de hoje.
— A partida é contra o líder isolado. O favoritismo é deles. É uma equipe muito bem dirigida. O trabalho do Carille é espetacular . Eles têm alguns problemas para este jogo. E nós temos problemas há muito tempo. Mas continuamos nos superando — analisou Abel Braga.
Na zaga, Nogueira, recuperado de entorse no tornozelo, pode reaparecer no time titular no lugar de Frazan.

