Compartilhe este texto

Fla e Flu tentam invalidar proposta do Vasco, mesmo ficando com o Maracanã

Por Folha de São Paulo

29/05/2024 10h24 — em
Esportes



RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Vencedor da licitação do Maracanã, o Consórcio formado por Flamengo e Fluminense não está completamente satisfeito e tenta desclassificar o concorrente, o Maracanã Para Todos, de Vasco e WTorre.

A dupla Fla-Flu entrou com recurso junto à comissão do Governo do Rio responsável pela concorrência, pedindo a invalidação da proposta financeira pela por Vasco/WTorre.

Fla e Flu disseram que o consórcio do Vasco "não teve o devido zelo e, quiçá interesse, ao se preparar para o certame".

A dupla ainda alega que o concorrente cometeu "omissões significativas na proposta financeira" e por isso deve ser desqualificado.

O prazo está aberto para que Vasco e WTorre rebatam as alegações de Fla e Flu junto ao governo.

O consórcio Fla-Flu ficou com a melhor nota tanto na proposta técnica, quanto na financeira -oferecendo R$ 20,06 milhões como outorga ao governo estadual ao longo dos 20 anos de concessão. O Vasco ofereceu cerca de R$ 60 mil a menos.

Segundo o consórcio Fla-Flu, Vasco e WTorre não detalharam o plano de negócios para o Maracanã.

A dupla ainda alega que o concorrente não incluiu uma análise de sensibilidade financeira. Com ela, é possível avaliar os riscos associados a variações nos principais pressupostos econômicos do projeto.

Fla-Flu diz ainda que o Vasco contabilizou a outorga de forma errada na simulação do balanço financeiro do Maracanã. No recurso, os dois clubes ainda citam outros detalhes técnicos de contabilidade para dizer que o concorrente se equivocou.

"Ao contabilizar a outorga a pagar como despesa, o consórcio Maracanã Para Todos reduziu indevidamente sua base tributária, resultando em um pagamento de impostos menor que o devido", alegam Fla e Flu.

Os dois clubes também criticaram o fato de não ter na proposta do Vasco projeção de receita ordinária e detalhamento de investimentos no orçamento.

O período para recursos deve ser cumprido antes que o governo do Rio conclua o processo licitatório e, confirmada a vitóra de Fla e Flu, substitua a permissão atual de uso do Maracanã pelo contrato de concessão pelos próximos 20 anos.

Vasco e Flamengo vão se enfrentar no Maracanã neste domingo (2), pelo Brasileirão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes