Faixa Liberada da zona Leste anima domingo

Por Portal do Holanda

27/07/2015 15h10 — em Esportes

Moradores da zona Leste marcaram presença nas duas faixas liberadas promovidas na área, no domingo, 26, pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): As programações ocorreram na rua J, no São José 3, e na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira 4.

Atividades como aeróbica, pula-pula, ping-pong, futebol de rua, jiu-jítsu e slackline reuniram centenas de participantes durante a manhã, no São José. Na Itaúba, no fim de tarde, jogos de vôlei, basquete, ginástica e aeróbica atraíram moradores de todas as idades para o local.



No São José, um dos participantes chamava a atenção. Era Pedro Costa, de 66 anos, passeando de bicicleta. "Eu gosto de andar de bicicleta, tenho três em casa. Às vezes só paro de andar porque minhas pernas começam a doer", contou, enquanto acompanhava a neta Luiza dos Santos, 9, que brincava no pula-pula.

Outro que se empolgava ao brincar era o ferramenteiro Flarison Pereira, 32, que não perdia nenhuma partida no ping-pong. "Brinco aqui desde o primeiro domingo. Levo vantagem sobre meus colegas porque tenho uma mesa de ping-pong em casa" e acrescentou "Acho muito importante essas atividades realizadas aqui, pois diminuem e tiram os espaços para a criminalidade".

Morando no São José há 30 anos, Francisca Oliveira, 49, foi acompanhada dos netos e filhos e participou das aulas aeróbicas. "Estou vindo pela primeira vez. Gostei bastante. No próximo domingo voltarei de novo. É muito boa essa Faixa Liberada, nos dá a opção de curtir o final de semana em segurança com a família", contou a dona de casa. Com chuva na Itaúba 

Na Avenida Itaúba, no Jorge Teixeira IV, a Faixa Liberada também movimentou grande público e nem a chuva afastou as crianças que se revezavam na fila para brincar no pula-pula. Algumas preferiram andar de perna-de-pau e pular corda ou ainda jogar tênis de mesa. Muitas mulheres se exercitaram nas aulas de ginástica e aeróbica.

No sábado, 25, o projeto aconteceu na Cachoeirinha, zona Sul, e na sexta-feira, 24, no Conjunto Viver Melhor, zona Norte.

Para o secretário da Semjel, Sildomar Abtibol, o projeto Faixa Liberada vem superando as expectativas. "O trabalho vem sendo bem feito. Com a determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, estamos levando a Faixa Liberada para todas as zonas da cidade”.