Compartilhe este texto

Espanha vence Croácia na Eurocopa em jogo marcado por recorde e gol anulado

Por Folha de São Paulo

15/06/2024 15h45 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A Espanha venceu a Croácia por 3 a 0, neste sábado (15), no estádio Olímpico, em Berlim. O duelo abriu a primeira rodada do grupo B da Eurocopa. Morata, Fabián Ruiz e Carvajal marcaram os gols espanhóis. Os três decidiram a partida já no primeiro tempo.

O jogo marcou um novo recorde do futebol: aos 16 anos e 338 dias, Lamine Yamal foi titular e se tornou o jogador mais jovem da história a entrar em campo na Eurocopa.

A jovem promessa, que defende o Barcelona, deixou o jogo com uma assistência para o gol de Carvajal. Yamal chegou perto de marcar o dele, mas parou no goleiro.

Com apenas um jogo realizado, a Espanha lidera o grupo. Itália e Albânia se enfrentam também no sábado (15) às 16h.

Como foi o jogo

A Espanha assumiu o protagonismo e ditou o ritmo logo nos minutos iniciais. Com mais posse de bola e trabalhos no campo ofensivo, La Roja levou meia hora, mas marcou dois gols em menos de 3 minutos com Morata e Fabián Ruiz.

Sem se esconder, a Croácia tentou reagir com pressa. Os dois gols sofridos foram seguidos por boas oportunidades croatas, mas Unai Simón salvou em diversas tentativas. Modric, que comanda a criatividade no meio-campo, apareceu pouco e saiu devendo na sua quinta vez jogando a Euro.

Carvajal aumentou a vantagem nos acréscimos e complicou a vida dos croatas. O lance surgiu de uma cobrança curta de escanteio, com bola levantada na medida por Lamine Yamal.

Equilibrando a partida na etapa final, a Croácia teve gol de pênalti anulado. No lance que originou a penalidade máxima, Petkovic foi derrubado na área por Rodri. O próprio atacante que sofreu o pênalti marcou no rebote após Unai Simón defender a cobrança. O VAR revisou e anulou a jogada por invasão de Perisic na área.

Gols e lances de destaque

1x0. Aos 28 minutos, Morata no meio de campo recebeu passe de Fabián Ruiz vindo da defesa e infiltrou a área. O atacante chutou de perna esquerda e abriu o placar para a Espanha.

Vez da Croácia. Aos 30, os croatas tentaram reação imediatamente após sofrer o gol. Kovacic finalizou dentro da área, e Unai Simón caiu para defender.

2x0. Aos 31, Fabián Ruiz fez bela jogada driblando Modric e Brozovic na área dos adversários. O camisa 8 finalizou de canhota no canto, sem chances para Livakovic.

Outra resposta. Aos 32, Brozovic encontrou espaço e finalizou para bela defesa de Unai Simón. A bola sobrou para Majer, que chutou na rede pelo lado de fora.

Chance clara. Aos 40, Majer dominou na ponta direita após passe de Kramaric e cruzou para Gvardiol, que chutou atravessado na cara do gol. Unai Simón tentou espalmar e furou, mas Budimir errou o tempo e não alcançou para finalizar.

3x0. Aos 46, Lamine Yamal cruzou para a área tomada por jogadores espanhóis e croatas. Carvajal fez boa movimentação para evitar a linha de impedimento e se esticou para finalizar de perna direita, direto para o gol.

Chutou fraco. Aos 7 minutos do segundo tempo, Yamal, livre, recebeu passe de frente para o gol. O garoto tentou um chute colocado e parou na defesa de Livakovic.

Não entra! Aos 9 minutos, Unai Simón salvou a Espanha em sequência de finalizações croatas. Stanisic finalizou primeiro e parou em Cururella, a sobra de Budimir foi espalmada pelo goleiro, que se recuperou para tirar bola cabeceada por Kramaric.

Gol anulado. Petkovic bateu do lado direito de Unai Simón, que espalmou para frente. No rebote, o próprio cobrador recebeu de Perisic e finalizou para o gol. Perisic invadiu a área antes da cobrança, e o VAR anulou a jogada.

FICHA TÉCNICA

Espanha 3 x 0 Croácia

Data e horário: 15 de junho 2024, às 13h (horário de Brasília)

Local: Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha

Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)

Assistentes: Stuart Burt e Dan Cook (Inglaterra)

VAR: Stuart Attwell (Inglaterra)

Cartões amarelos: Rodri

Cartões vermelhos: nenhum

Gols: Morata, Fabián Ruiz e Carvajal.

Espanha: Unai Simón; Carvajal, Le Normand, Nacho e Cucurella; Rodri (Zubimendi) Fabián Ruiz e Pedri (Olmo); Lamine Yamal (Ferran Torres), Nico Williams (Merino) e Morata (Oyarzabal). Técnico: Luis de la Fuente.

Croácia: Livakovic; Stanisic, Sutalo, Pongracic e Gvardiol; Brozovic, Kovacic (Sucic) e Modric (Pasalic); Majer, Kramaric (Petkovic) e Budimir (Perisic). Técnico: Zlatko Dalic.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes