Efeito Neymar: Santos lidera crescimento de inscrições em redes sociais
O futebol brasileiro vive um momento histórico no ambiente digital. Segundo levantamento do IBOPE Repucom, os clubes do país conquistaram 19,8 milhões de novas inscrições nas redes sociais no primeiro semestre de 2025 — o melhor desempenho semestral desde 2016 e 77% acima da média da última década.
O grande destaque foi o Santos, responsável por 52% do total de novas inscrições no período, com 10,4 milhões de seguidores conquistados. O clube da Vila Belmiro teve um crescimento de 74% em sua base digital e superou Palmeiras e São Paulo no ranking geral, entrando no top 3 nacional.
O Flamengo ficou em segundo lugar com 2,3 milhões de novos seguidores, impulsionado principalmente por sua participação no Mundial de Clubes, que rendeu 838 mil inscrições apenas em junho. Já o Corinthians, que até maio ocupava a segunda posição, terminou o semestre em terceiro, com 2,2 milhões.
Palmeiras (900 mil) e Cruzeiro (387 mil) completam o top 5. O crescimento do Verdão foi puxado pela campanha no Mundial, enquanto a Raposa teve picos de adesões em janeiro (com a chegada de Gabigol) e maio (motivada pela boa fase no Brasileirão).
Juntos, os cinco clubes somaram 81% do total de novos seguidores entre os 50 monitorados pelo IBOPE Repucom.
ASSUNTOS: Esportes