De olho na Libertadores, Palmeiras poupa titulares e perde para o Ceará

Por Folha de São Paulo / Portal do Holanda

24/01/2021 17h33 — em Esportes

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Com titulares preservados, o Palmeiras perdeu neste domingo (24) para o Ceará por 2 a 1, em Fortaleza, e se afastou do título do Campeonato Brasileiro. Foi a segunda derrota consecutiva do time alviverde na competição —na quinta (21), a equipe paulista foi superada pelo Flamengo.

Estacionado nos 51 pontos, o Palmeiras vê o líder Internacional, que tem um jogo a mais, ampliar a vantagem na ponta para 11 pontos. A equipe colorada venceu o clássico contra o Grêmio por 2 a 1, com gol no último minuto, em partida também realizada neste domingo, e chegou a 62 pontos.

O prejuízo poderia ter sido ainda maior para o clube alviverde. Dos seis primeiros colocados do Brasileiro, apenas o Inter venceu. O Flamengo (55 pontos), em terceiro, perdeu para o Athletico. No sábado, o São Paulo (58 pontos), vice-líder, também não saiu da igualdade contra o Coritiba, e o Atlético-MG (54 pontos) perdeu para o Vasco. O Grêmio, em sexto, tem 51 pontos.

Para a partida deste domingo, o técnico Abel Ferreira decidiu preservar quase todos os titulares —além de disputar as primeiras posições do Brasileiro, o Palmeiras está na final da Libertadores e da Copa do Brasil.

Jogadores como Weverton, Gabriel Menino e Luiz Adriano, destaques da equipe alviverde na temporada, sequer viajaram a Fortaleza.

Por outro lado, Ferreira optou por dar ritmo a atletas que se recuperaram de lesões e que devem ganhar sequência na reta final da temporada, como o zagueiro titular Gustavo Gómez, machucado desde a segunda partida contra o River Plate, pela semifinal da competição sul-americana, e Patrick de Paula.

Felipe Melo, que não jogava desde novembro, também voltou a atuar pela equipe alviverde.

Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, o meia Gustavo Scarpa, reserva no time de Abel, escorregou ao tentar interceptar lançamento e viu Lima invadir a área e abrir o placar para os donos da casa.

O segundo gol da equipe cearense foi marcado por Lima, artilheiro do time na competição, aos 29 minutos do primeiro tempo, após pênalti cometido por Patrick de Paula, que se recuperou de lesão na coxa e havia sido desfalque nos últimos quatro jogos.

O Palmeiras ainda descontou com Gabriel Verón aos 32 minutos do primeiro tempo e esboçou reação na segunda etapa, mas parou na boa atuação do goleiro Richard.

Foi a penúltima partida do Palmeiras antes da final da Libertadores, contra o Santos, no dia 30. Antes, a equipe volta a campo pelo Brasileiro na terça (26), contra o Vasco, no Allianz Parque.

CEARÁ: Richard; Samuel Xavier, Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (William Oliveira), Fernando Sobral, LimLima, Vina (Felipe Vizeu) e Léo Chú (Charles); Cléber (Saulo Mineiro) Técnico: Guto Ferreira.

PALMEIRAS: Jailson; Mayke, Alan Empereur, Gustavo Gómez e Gustavo Scarpa (Pedro Acácio); Emerson Santos, Patrick de Paula (Felipe Melo) e Lucas Lima; Breno Lopes, Gabriel Silva (Fabrício) e Gabriel Veron (Lucas Esteves) Técnico: Abel Ferreira.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ 2 X 1 PALMEIRAS

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 24 de janeiro de 2021, domingo

Horário: 16 horas (de Brasília)

Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)

Assistentes: Helton Nunes (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)

VAR: Adriano Milczvski (PR)

Cartões amarelos: Léo Chú e Charles (Ceará); Alan Empereur, Emerson Santos, Lucas Esteves, Patrick de Paula e Felipe Melo (Palmeiras)

Cartão vermelho: Eduardo (Ceará)

GOLS: Lima, aos 9 minutos do 1ºT, e Vina, aos 25 do 1ºT (Ceará); Gabriel Veron, aos 32 minutos do 1ºT (Palmeiras)

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Esportes