Como cidade que recebe jogo do Real driblou racismo tal qual Vini Jr.
FILADÉLFIA, EUA (UOL/FOLHAPRESS) - Um dos principais ativistas na luta contra o racismo, Vinícius Júnior, do Real Madrid, atuará nesta quinta-feira (26), pela primeira vez, na Filadélfia, cidade que é considerada o berço do abolicionismo nos Estados Unidos e que, literalmente, driblou o preconceito em favor dos negros.
UNDERGROUND RAILROAD AJUDOU NA FUGA DE ESCRAVOS
Entre 1830 e 1860, o movimento "Underground Railroad (Caminho de Ferro Subterrâneo)" ajudou diversas pessoas escravizadas a fugir para a liberdade, tendo a Filadélfia como ponto central de acolhimento.
Apesar do nome, não se tratava de uma ferrovia real, mas sim uma metáfora para um sistema complexo e clandestino de fuga, que envolvia rotas secretas, estabelecimentos clandestinos, locais seguros para descanso e guias que acompanhavam os fugitivos de uma estação para outra.
Eles utilizavam uma comunicação cifrada com termos ferroviários: "passageiros" ou "carga" (fugitivos); "trem" (grupo de fugitivos); "chegar à estação" (chegar a um esconderijo) e "maquinista" (guia).
Havia também códigos secretos que sinalizavam para os fugitivos, como velas em janelas, bonecos de pano em varandas, e colchas penduradas para indicar casas seguras ou direções.
A Filadélfia tinha uma localização estratégica por ser livre e por fazer fronteira com estados escravagistas como Delaware e Maryland, além de possuir líderes que encabeçaram o movimento abolicionista.
Estima-se que o Underground Railroad ajudou entre 40 mil a 100 mil pessoas a alcançar a liberdade. Apesar do número não representar a maioria dos escravizados, seu impacto simbólico e político foi relevante.
IGREJA CRIADA PARA PRETOS TEVE PAPEL FUNDAMENTAL
Dentro deste contexto, uma igreja na Filadélfia teve papel crucial de ajuda aos escravizados fugitivos: a Mother Bethel African Methodist Episcopal, fundada em 1794 por Richard Allen.
Ela surgiu como resposta direta ao racismo e segregação dentro das igrejas metodistas brancas. Allen e outros negros livres haviam sido forçados a orar numa galeria segregada, algo que o fez se insurgir e criar sua própria casa de oração voltada para pretos. De acordo com a Mother Bethel, ela é a propriedade mais antiga de afro-americanos nos EUA.
Durante o período do Underground Railroad, a igreja serviu como principal esconderijo secreto para os escravizados em fuga. Havia um porão que funcionava como um centro de acolhimento, descanso, cuidados médicos e também para planejar a rota rumo à liberdade.
William Still ficou conhecido como o "Pai do Underground Railroad" e era membro ativo da comunidade da Mother Bethel. Como secretário do Comitê de Vigilância da Filadélfia (fundado em 1837), mantinha registros secretos detalhados dos fugitivos, como nomes, histórias, rotas e familiares.
BAIRRO RESPIRA NEGRITUDE
O UOL esteve no bairro East Center City, que abriga a igreja Mother Bethel, e o local respira negritude.
Por onde se anda há placas e grafites enaltecendo a cultura preta. O local conta também conta com um comércio diverso de lojas e restaurantes em sua rua principal.
A igreja chama a atenção pela conservação e detalhes, como uma imponente estátua de Allen na calçada e uma placa com o título "Free African Society (Sociedade Africana Livre)", que em seguida traz o seguinte texto:
Fundada em 1787 sob a liderança de Richard Allen e Absalom Jones, esta organização promoveu identidade, liderança e unidade entre os negros e se tornou a precursora das primeiras igrejas afro-americanas nesta cidadePlaca na fachada da Mother Bethel African Methodist Episcopal
ASTRO DO 76ERS JÁ HOMENAGEOU VINI JR
Convivendo constantemente com o racismo na Europa, principalmente na Espanha, Vini pode se sentir em casa na Filadélfia, cidade com cerca de 40% de sua população formada por pretos e uma das mais engajadas dos EUA.
Principal astro do Philadelphia 76ers - time da NBA, Joel Embiid já saiu em defesa de Vini após o brasileiro sofrer preconceito. Ele vestiu uma camisa do atacante com a hastag #StopRacism.
O estádio no qual que Vini Jr atuará nesta quinta-feira (26) foi construído sob solo que serviu de rota de fuga aos escravizados. O Lincoln Financial Field fica a cerca de 2,5 km da Mother Bethel.
COMPANHEIRO DE REAL MADRID: 'ELE MERECE UM POUCO DE TRANQUILIDADE'
O lateral direito Lucas Vázquez foi questionado sobre o estado mental de Vinícius Júnior durante a zona mista do Real Madrid, na Filadélfia (EUA), pelo Mundial de Clubes. O espanhol garantiu que o brasileiro está bem, mas que "merece um pouco de tranquilidade". O atacante tem recebido críticas da imprensa estrangeira pelos desempenhos recentes.
Eu o vejo muito bem, muito contente, está feliz, está gostando do que mais gosta, que é jogar futebol. E bem, acho que ele merece também um pouco de tranquilidade, de deixar ele jogar e que todos gostemos deleLucas Vázquez
Líder do Grupo H com os mesmos quatro pontos do Red Bull Salzburg, o Real Madrid enfrenta os austríacos nesta quinta-feira (26), às 22h (horário de Brasília), no Lincoln Financial Field, em busca da vaga para as oitavas de final. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, tem dois, e o Pachuca, do México, tem zero.
ASSUNTOS: Esportes