Campeã olímpica flagrada chicoteando cavalo é suspensa por um ano
A britânica Charlotte Dujardin, tricampeã olímpica no adestramento, foi suspensa por um ano de todas as competições de hipismo após ser filmada agredindo um cavalo repetidamente com um chicote durante um treinamento.
A punição foi imposta pela Federação Equestre Internacional (FEI), que também aplicou uma multa de 10.000 francos suíços (cerca de R$ 68 mil). Embora o incidente tenha ocorrido há quatro anos, o vídeo só foi divulgado publicamente em julho deste ano.
"Essas sanções significativas enviam uma mensagem clara de que qualquer um, independentemente do seu perfil, que se envolva em conduta que comprometa o bem-estar do cavalo enfrentará consequências sérias. Acreditamos que esse resultado reafirma o comprometimento da FEI com o bem-estar equino e com seu papel como guardiã de nossos parceiros equinos", disse a secretária-geral da FEI Sabrina Ibáñez.
Charlotte Dujardin é uma das atletas mais condecoradas da história do hipismo, com seis medalhas olímpicas em seu currículo, sendo três de ouro. Ela conquistou o ouro em Londres 2012 (individual e por equipes), no Rio 2016 (individual) e também uma prata e dois bronzes nas edições de 2016 e Tóquio 2020, respectivamente.
Veja também
ASSUNTOS: Esportes