Compartilhe este texto

Brasileirão não tem campeão inédito há mais de 20 anos; veja candidatos

Por Folha de São Paulo

18/04/2024 10h00 — em
Esportes



PORTO ALEGRE, RS (UOL/FOLHAPRESS) - No último domingo, o Bayer Leverkusen foi campeão alemão pela primeira vez, quebrando uma sequência de 11 conquistas do Bayern de Munique. No Brasil, um campeão inédito não surge desde 2001 e, neste ano, sete equipes são candidatas ao posto.

A conquista da Bundesliga pelo Leverkusen aconteceu com cinco rodadas de antecipação. Foi seu primeiro título no campeonato em quase 120 anos de história.

No Brasil, a última vez que um campeão inédito surgiu foi em 2001, quando Athletico Paranaense conquistou o campeonato ao bater o São Caetano na final. Há 23 anos, ainda antes do início da era dos pontos corridos.

No formato atual de disputa, que começou em 2003, já ergueram a taça: Santos, Cruzeiro (3), Corinthians (4), São Paulo (3), Flamengo (3), Fluminense (2), Palmeiras (4) e Atlético-MG. Todos eles já tinham sido campeões antes.

QUEM SÃO OS CANDIDATOS

Sete equipes estão aptas a se tornarem campeões do Brasileiro pela primeira vez nesta edição do torneio. Ainda que nenhuma delas pinte como favorita logo de cara.

Fortaleza, Red Bull Bragantino, Juventude, Criciúma, Atlético-GO, Vitória e Cuiabá nunca foram campeões do principal torneio de clubes do país. Todos os demais disputantes já conquistaram a taça ao menos uma vez.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes