Compartilhe este texto

Botafogo vence o Grêmio e assume a liderança do Brasileirão

Por Folha de São Paulo

16/06/2024 20h00 — em
Esportes


Foto: Vitor Silva/ Botafogo

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - O Botafogo venceu o Grêmio por 2 a 1 e assumiu a liderança do Brasileirão, em jogo neste domingo (16), pela nona rodada.

Os gols alvinegros foram de Cuiabano e Júnior Santos, enquanto Gustavo Nunes marcou para o time de Renato Gaúcho.

O jogo aconteceu no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES), já que os gremistas ainda não tiveram condição de jogar em Porto Alegre, por causa dos danos à Arena do Grêmio.

O Botafogo chegou a 19 pontos, um a mais que Flamengo e Bahia -ambos tropeçaram na rodada. O Grêmio entrou na zona de rebaixamento, mas tem dois jogos a menos do que a maioria -em razão das partidas adiadas após a enchente no Rio Grande do Sul. O time gaúcho está com seis pontos.

Na próxima rodada, o Botafogo tem um jogo contra um dos perseguidores próximos: recebe o Athletico no Nilton Santos, quarta-feira, às 19h. Já o Grêmio visita o Fortaleza, no Castelão, também na quarta, mas às 20h.

O Botafogo começou muito bem. Intenso, com transições rápidas e sabendo muito bem o que queria.

O passe de Marlon Freitas foi excelente e deixou Cuiabano de cara para abrir o placar, logo aos nove minutos de jogo.

O lateral-esquerdo não quis comemorar, já que foi formado na base do Grêmio e neste ano se transferiu para o Botafogo.

Mas o Grêmio não se abateu com a vantagem alvinegra. Apertou a marcação e acelerou o jogo, principalmente pelas pontas.

Num abafa, o chute cruzado de Pavón desviou em Lucas Halter e sobrou para Gustavo Nunes, que empatou ainda aos 20 minutos da etapa inicial.

O jogo continuou interessante. Chances para os dois lados e equilíbrio.

No segundo tempo, o destaque foi Júnior Santos. Fazer gols para ele é algo normal neste ano. Mas o atacante alvinegro não só marcou o segundo gol do Botafogo, como também apareceu de forma providencial para tirar uma bola em cima da própria linha do gol.

Na questão ofensiva, mérito também para o passe de Luiz Henrique. Aí, Geromel deu bote atrasado, e Júnior Santos, com domínio perfeito, ficou na cara do gol para colocar o time em vantagem de novo.

O Grêmio teve chances de empatar, não só no "milagre" de Júnior Santos na defesa. Mas o que tem diferenciado esse Botafogo de outros adversários é ser mais competente quando a oportunidade de vencer e fazer gols aparece.

O Botafogo baixou as linhas de marcação, o Grêmio rondou a área, tentou cruzamentos, mas o novo líder do Brasileirão conseguiu segurar o resultado.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 1 x 2 Botafogo

Local: Kleber Andrade, em Cariacica (ES)

Data/Hora: 16/6/2024, às 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (Fifa-MG)

Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Fernanda Nândrea Gomes Antunes

Cartões amarelos: Gustavo Nunes, Carballo (GRE); Gregore, Yarlen (BOT)

Gols: Cuiabano, aos 9'/1ºT (0-1); Gustavo Nunes, aos 21'/1ºT (1-1); Júnior Santos, aos 11'/2ºT (1-2);

Grêmio: Caíque, Fábio, Pedro Geromel, Gustavo Martins e Mayk; Carballo (Edenílson), Dodi (Du Queiroz) e Cristaldo (Nathan); Pavón (Everton Galdino), João Pedro Galvão (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Gaúcho.

Botafogo: John, Damián Suárez, Lucas Halter, Bastos e Cuiabano; Gregore (Yarlen), Marlon Freitas, Tchê Tchê (Eduardo) e Óscar Romero (Diego Hernández); Luiz Henrique (Danilo Barbosa) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes