Início Esportes Após superar grave lesão, destaque amazonense no judô projeta título
Esportes

Após superar grave lesão, destaque amazonense no judô projeta título

Judô

Após superar grave lesão, destaque amazonense no judô projeta título
Após superar grave lesão, destaque amazonense no judô projeta título

Manaus/AM - A história de superação do judoca amazonense Filipe Filho mudou a vida do atleta. Após encarar cirurgia em ligamento cruzado do joelho em 2021, o judoca de 21 anos voltou a competir em alto nível e conquistou seis medalhas, sendo quatro a níveis nacionais, no mesmo.

Ele mira, agora, as competições que acontecem em 2022. O atleta disputará os Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília, no mês de setembro, e a Copa Brasil.

Considerado uma promessa no esporte, Filipe Filho treina para, no futuro, representar o Brasil nas Olímpiadas.
Estudante de medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o atleta concilia a vida acadêmica com os treinos. Para ele, a disciplina é fundamental para conseguir manter um bom desempenho nas duas áreas.

“Desde pequeno sei da importância dos estudos, é algo que também me dedico. É preciso ter muito esforço e disciplina para conciliar os dois, mas junto com o treinador, conseguimos fazer dar certo. O foco, agora, é vir forte para as competições do ano e voltar aos pódios”, disse o atleta.

Superação com títulos

Após grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito, Filipe Filho precisou passar por uma cirurgia. O procedimento poderia tirar o atleta dos tatames, mas a história foi diferente.

Com seis meses de recuperação, o judoca voltou em alto nível. Ainda em 2021, foi campeão amazonense sênior e campeão amazonense sub-21. No cenário nacional, Filipe foi bronze nos Jogos Universitários Brasileiros, e bronze no Campeonato Brasileiro Sub-21, disputado em São Paulo. A medalha classificou o judoca para a Seletiva Olímpica, sendo o único amazonense da competição no ano passado.

“Foi uma lesão muito difícil. Demorei mais de um ano para conseguir voltar 100% aos treinos. Me recuperei, fiz fisioterapia com muita vontade de treinar, mas ainda não conseguia. Com muito foco nos treinos, consegui recuperar o ritmo e conquistei títulos”, destacou o atleta, conquistou títulos amazonenses no sub-21 e sênior após a lesão, e outras duas medalhas de bronze no cenário nacional.

O amazonense já representou a seleção brasileira em outras categorias. Pelo sub-18, foi número 1 no ranking nacional para atletas do peso leve, disputando a Cadet European Cup, na Croácia. Ele também integrou todas as seleções amazonense desde a sub-13, até a seleção sênior.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!