Início Espírito Santo Vitória tem a maior alta de preços entre as capitais em setembro, diz IBGE
Espírito Santo

Vitória tem a maior alta de preços entre as capitais em setembro, diz IBGE

Vitória, capital do Espírito Santo, registrou em setembro de 2026 a maior variação de preços entre as regiões pesquisadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com alta de 1,08% no mês, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice nacional do período ficou em 0,82%.

A alta na capital capixaba foi puxada pela energia elétrica, que subiu 10,85% na cidade após o fim da incorporação do Bônus de Itaipu nas contas de luz, e pelo tomate, cujo preço avançou 43,19% no período, de acordo com o IBGE. No país como um todo, a energia elétrica residencial subiu 7,98% e foi o item que mais pressionou o índice nacional.

Com o resultado de setembro, o IPCA acumulado em Vitória soma 4,28% no ano e 4,91% em 12 meses, taxas superiores às médias nacionais de 3,95% e 4,58%, respectivamente, conforme o IBGE.

A aceleração dos preços na capital eleva a pressão sobre o orçamento das famílias e tende a repercutir em reajustes de aluguel e de financiamentos atrelados a índices de inflação, já que Vitória acumula alta de preços acima da média do país nos últimos 12 meses.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!