Início Eleições 2026 Flávio Bolsonaro tem candidatura bloqueada após fraude em filiação partidária
Eleições 2026

Flávio Bolsonaro tem candidatura bloqueada após fraude em filiação partidária

Flávio Bolsonaro tem candidatura bloqueada após fraude em filiação partidária
Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) teve o registro de sua candidatura ao Palácio do Planalto bloqueado nesta quinta-feira (13) após aparecer indevidamente filiado ao partido Missão nos sistemas da Justiça Eleitoral. O imbróglio ocorre a poucos dias do encerramento do prazo, que termina neste sábado (15).

A equipe jurídica da campanha descobriu a alteração cadastral entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, constatando por meio de certidão que o parlamentar constava nos registros da legenda adversária em vez do PL. A defesa planeja acionar as autoridades para solicitar a abertura de um inquérito policial.

O Contraponto do Partido Missão

Em nota oficial, o Missão — que tem o empresário Renan Santos como pré-candidato à Presidência — negou qualquer interesse em abrigar o senador, citando divergências ideológicas e acusações de corrupção.

  • Alerta prévio: O partido afirmou que o gabinete de Flávio Bolsonaro havia sido notificado sobre a tentativa de filiação desde o dia 2 deste mês, com comprovantes de leitura de e-mails que não teriam recebido resposta.

  • Tentativa de anulação: A legenda informou que tentou cancelar o vínculo logo após detectar a fraude, mas a alteração foi rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

  • Ação policial: O Missão declarou que já acionou a Polícia Federal e o TSE para identificar e punir os responsáveis pela fraude digital.

Reações e Corrida contra o Tempo

Por meio de um vídeo publicado na rede social X (antigo Twitter), Flávio Bolsonaro classificou o episódio como uma manobra para barrar sua candidatura:

"Vocês viram aí que fraudaram a minha filiação partidária. O sistema vai tentar de tudo para me parar, mas não vai conseguir não porque Deus está no comando e a gente junto vai resgatar o nosso Brasil."

Com o prazo fatal de registro se encerrando no sábado, a campanha tenta normalizar a situação jurídica para oficializar a chapa, que tem como candidato a vice o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL).

Enquanto isso, outros concorrentes à Presidência — como o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Renan Santos (Missão) e Romeu Zema (Novo) — já tiveram suas candidaturas registradas no TSE. As assessorias do TSE e do PL ainda não se posicionaram oficialmente sobre o caso.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!