O candidato ao governo do Amazonas, Roberto Cidade, reiterou a proposta de realizar um novo concurso público para a área da educação com 7.862 vagas. A iniciativa visa contratar profissionais para a rede estadual de ensino e recompor o quadro funcional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A declaração foi feita nesta quinta-feira (10) durante a Sabatina do G6, sabatina realizada conjuntamente pelos portais e blogs Portal Único, Amazonas Atual, BNC Amazonas, Blog do Hiel Levy, Portal do Marcos Santos e Portal do Mário Adolfo.
De acordo com o candidato, o certame abrangerá diversos cargos da educação além do quadro docente, visando reforçar as equipes de apoio e aumentar a capacidade de atendimento nas escolas e na universidade estadual.
Fortalecimento da UEA e destinação da Cidade Universitária
Para o ensino superior, a proposta prevê a expansão do quadro de servidores da UEA para acompanhar o crescimento da instituição na capital e nos municípios do interior.
Questionado sobre a estrutura da Cidade Universitária, projeto que se encontra com as obras paralisadas, o candidato afirmou que planeja definir uma destinação funcional para o local em conjunto com a reitoria da UEA, aproveitando a estrutura já construída e entregando o espaço para o uso da população.
Inovação tecnológica e investimentos em infraestrutura
Entre os projetos voltados à modernização do ensino, destacam-se:
Cetam 5.0: Criação de cursos profissionalizantes voltados a novas tecnologias e Inteligência Artificial (IA).
Escolas do Futuro: Implementação de unidades de tempo integral com foco em robótica, IA, empreendedorismo e educação financeira.
Tecnologia e Conectividade: Ampliação do acesso à internet nas unidades de ensino e estruturação de novos laboratórios.
O plano de governo prevê ainda a reforma de mais de 100 escolas na capital e no interior, além do aporte de R$ 100 milhões para a construção de 27 novas unidades escolares em comunidades indígenas distribuídas por 11 municípios.
Propostas para outras áreas
Além da educação, a realização de concursos públicos foi apresentada como diretriz para outros setores da administração estadual, incluindo a área de segurança pública, com previsão de novos certames e o aproveitamento do cadastro de reserva da Polícia Militar.



Aviso