Compartilhe este texto

José aposta no poder da educação como forma de assegurar bem estar às novas gerações

Por Portal Do Holanda

23/07/2014 6h18 — em



O  governador e candidato à reeleição, José Melo (Pros), reafirmou que a educação continuará sendo prioridade em seu governo.  Durante entrevista  à Band Manaus,  o governador  destacou ainda as ações de seu programa  para as áreas de  economia, segurança e habitação. 

 O primeiro tema da conversa foi economia. José  destacou a importância da prorrogação da Zona Franca de Manaus para assegurar e atrair o empresariado e disse que a garantia dos benefícios fiscais do modelo vai impulsionar a vinda de novos investidores, mas que é preciso investir para diversificar a matriz de produtos e resolver os entraves logísticos que dificultam a vinda de novas empresas.

 

“A prorrogação gera conforto aos empresários que podem investir a longo prazo. Isso vai atrair muito mais empresas e tranquiliza as indústrias já instaladas. Agora é preciso ficar atento para a questão do custo Manaus. Nós ficamos distantes dos centros consumidores e esse custo é alto. Precisamos investir na questão logística. Com esses 50 anos, aproveitar os recursos de ciência e tecnologia e criar no Estado condições para avançar e não ficar dependente exclusivamente do que é desenvolvido lá fora”, afirmou.

 

Melo disse que seu programa de governo aponta para as alternativas econômicas embasadas no potencial do Amazonas. Entre os projetos na área, o programa de governo defende incentivo à piscicultura e a criação de condições para o surgimento de indústrias de biocosméticos, fruticultura, fármacos, de fertilizantes, a exploração dos recursos minerais e o desenvolvimento do Polo Gás-Químico e Petroquímico. “Esses são projetos inovadores. Faremos a exploração sustentável e vamos gerar outra zona franca”, frisou.

 

Segundo o governador , a educação terá prioridade em seu governo, com investimentos que vão criar condições para que o Estado continue avançando na qualidade de ensino. A ampliação do modelo de escolas de tempo integral para o interior e o aumento para 30% no orçamento do setor foram destacados. 

 

“É preciso continuar dando a prioridade que a educação tem. Colocamos no nosso plano de governo aumentar de 25% para 30% o que se investe na educação, na busca da chamada qualidade da educação”, disse, afirmando que esses investimentos englobam um conjunto de ações que contemplam atenção especial aos profissionais da educação, com cursos de pós-graduação, e o emprego de tecnologia em sala de aula como tablets, que já estão sendo entregues para professores e alunos da rede pública.

 

Na área habitacional, o candidato à reeleição falou que sua meta é construir 42 mil novas unidades habitacionais, sendo 30 mil em Manaus e 12 mil no interior, e dar continuidade ao Programa Ambiental e Social dos Igarapés de Manaus (Prosamim), que será levado para Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e mais três cidades e em seis igarapés de Manaus.

 

Na segurança pública, José Melo assegurou fortalecimento do programa Ronda no Bairro, com expansão para o interior. O programa de governo apresentado por Melo ressalta a criação de um programa para redução de mortes violentas, a reforma e equipagem de delegacias e a criação do 14º e 15º salários para os servidores da área. “O Ronda no Bairro está sendo aprimorado cada vez mais. Hoje está sendo implantado no interior do Estado, nas cidades maiores, onde os índices de criminalidade são mais presentes. É importante frisar que desde que ele foi implantado os índices de criminalidade só caem todos os anos”, disse.

 

No final da entrevista, o governador falou que vai manter a parceria com a prefeitura de Manaus para enfrentar problemas crônicos da cidade na infraestrutura, com novo projeto de mobilidade, e nas áreas de educação e na atenção básica a saúde.

 

A coligação ‘Fazendo mais por nossa gente’ reúne 16 partidos políticos, com 325 candidatos ao cargo de deputado estadual e 24 para deputado federal. O grupo é formado pelo PROS, PSD, SDD, PSDB, PR, PTdoB, DEM, PTC, PRP, PSL, PSC, PTN, PHS, PRTB, PV e PEN.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Eleições 2014

+