BRASÍLIA - O Tesouro Nacional informou, nesta terça-feira, que voltará a captar recursos no mercado internacional e fará a recompra de títulos que estão nas mãos dos investidores. Segundo nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, será feita uma emissão de bônus em dólares com vencimento em 2028. Além disso, serão recomprados títulos Global (denominados em dólares) com vencimento entre 2019 e 2030.
De acordo com a nota, os papéis que serão recomprados no mercado têm hoje um estoque de US$ 11,7 bilhões. O maior volume é do Global 2021, que soma US$ 2,8 bilhões. Como o Tesouro já tem em caixa recursos suficientes para o pagamento da dívida externa, operações de emissão no mercado internacional hoje são feitas pelo governo brasileiro para melhorar a chamada curva de juros, que serve como referência para a captação de recursos do setor privado no exterior.
A operação de emissão do Global 2028 será liderada pelos bancos Deutsche Bank, Itaú BBA e Santander. O título será emitido no mercado global e o resultado será divulgado ao final do dia de hoje. Esta será a terceira emissão externa feita pelo governo Michel Temer. A última ocorreu em março, quando foi emitido o título Global 2026. Na ocasião, o Tesouro captou US$ 1 bilhão pagando uma taxa de retorno ao investidor de 5% ao ano.
A primeira emissão da gestão Temer foi em julho de 2016, quando o Tesouro lançou um bônus em dólares com vencimento em 2047. A captação chegou a US$ 1,5 bilhão e a taxa de retorno paga aos investidores foi de 5,8% ao ano.



Aviso