Início Economia Temer avalia que paralisação de caminhoneiros já atingiu ‘pico’
Economia

Temer avalia que paralisação de caminhoneiros já atingiu ‘pico’

BRASÍLIA — Após uma reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o presidente Michel Temer avaliou que o movimento dos caminhoneiros atingiu nesta sexta-feira o seu "pico". Temer pediu ajuda aos governadores para resolver o problema, com a redução de ICMS na base de cálculo do diesel, e disse que os caminhoneiros "não têm o direito de paralisar o país".

— Estamos hipotecados a esse assunto desde domingo, porque desde a deflagração percebemos a gravidade do movimento, que está atingindo seu pico hoje, o que me obrigou a fazer um pronunciamento bastante enfático. Percebemos que há alguns que querem radicalizar e querem impedir a livre circulação dos brasileiros. Assim como tivemos a coragem do diálogo, tivemos a coragem de exercer a autoridade. O país esperava uma palavra desta natureza — disse Temer.

Olhando para os secretários de Fazenda, Temer comentou os efeitos dos caminhões parados nas estradas, lamentando que frangos estejam se canibalizando:

— E acabei de ver, de verificar uma coisa que é muito desagradável: os frangos estão morrendo, nem sabia que eles podiam canibalizar-se e eles estão se canibalizando. Imagine o drama terrível que os produtores estão passando.

Ao pedir apoio aos secretários, Temer disse que o governo não quis prejudicar a Petrobras e que, por isso, decidiu subsidiar parte do preço do óleo diesel.

— Fizemos isso para não prejudicar a Petrobras, para não atrapalhar as ações. É que a Petrobras se recuperou enormemente nos últimos tempos e hoje é uma empresa com grande respeitabilidade interna e internacional — disse Temer.

O presidente comemorou o fato de o Rio de Janeiro já ter reduzido o valor do ICMS.

— Como nesta composição também entra o ICMS estadual, decidimos fazer essa reunião para que os estados possam colaborar (com a redução da alíquota do ICMS no óleo diesel.). Aquilo que os senhores puderem fazer, estarão fazendo pelo Brasil. E numa ação conjugada. Estou aqui para enfatizar essa medida. O governo fica muito grato aos senhores. Aquilo que puderem fazer estarão fazendo pelo Brasil — disse Temer.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!