Siga o Portal do Holanda

Economia

Setor de serviços recua 0,3% em janeiro, mas evolui em relação a início de 2018

Publicado

em

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O volume de serviços na economia brasileira recuou 0,3% em janeiro frente a dezembro de 2018, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta (15). 

Por outro lado, na comparação com janeiro do ano passado, o setor acumulou ganho de 2,1%. É a maior evolução nessa base de avaliação desde março de 2015, quando cresceu 2,3%.

"Em uma análise mais ampla, essa ligeira queda no resultado mensal não chegou a anular a média que se acumulou entre novembro de 2018 e janeiro deste ano", afirmou em nota o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Duas das cinco atividades monitoradas pela pesquisa recuaram frente a dezembro de 2018. O segmento de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caiu 0,6% e o setor de serviços de informação e comunicação, 0,2%. 

Juntos, os dois setores representam 63% dos serviços no país.

Na nota, o IBGE atribui boa parte da queda no serviços de informação e comunicação à menor receita na atividade de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador no período, o que seria normal em início de trimestre.

Dos setores que cresceram, serviços profissionais, administrativos e complementares subiu 1,7%, após ter caído 1,6% em dezembro.

Também foram registradas altas de 4,8% em outros serviços, que engloba atividades como compra, venda e aluguel de imóveis e manutenção de veículos automotores, e de 1,1% em serviços prestados às famílias. 

Os serviços das atividades turísticas cresceram tanto em relação a dezembro de 2018 (3,2%) quanto em comparação com janeiro de 2018 (3,8%) interrompendo quatro quedas seguidas nessa comparação.

A greve perto do fim, mas quem está resolvendo a 'bronca' não é o governador

Para compartilhar esteconteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.