Compartilhe este texto

Sebrae, agência do Azerbaijão e ONU assinam declaração para facilitar transição verde de pequenas empresas

Por Folha de São Paulo

13/11/2024 12h45 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Sebrae e a agência de pequenas empresas do Azerbaijão assinaram, nesta quarta (13), uma declaração conjunta para apoiar a transição verde de pequenos e médios negócios nos dois países. O compromisso foi firmado durante a COP29, a cúpula de clima da ONU, que acontece em Baku, capital do Azerbaijão.

O documento foi assinado também pelo centro de internacionalização de pequenas empresas da ONU (International Trade Centre). O objetivo do grupo é incentivar que outras instituições internacionais apoiem a iniciativa, além de buscar formas de conscientizar e estimular que micro e pequenos empresários consigam converter seus negócios para modelos sustentáveis.

A proposta é também a de facilitar o acesso dessas empresas a financiamento e tecnologia para a adoção de práticas menos nocivas ao meio ambiente.

"Em 2023, de cada dez empregos criados no Brasil, oito vieram de micro e pequenas empresas. Inovação, sustentabilidade e inclusão são conceitos que não têm volta. Portanto, a transição verde só acontecerá se os pequenos negócios forem contemplados na cadeia de valor", afirmou o presidente do Sebrae, Decio Lima.

A declaração foi organizada pela agência do Azerbaijão, a Small and Medium Business Development Agency of the Republic of Azerbaijan (Kobía).

"Pequenas empresas formam a espinha dorsal da maioria das economias e a maior parte dos fornecedores ao longo das cadeias de suprimentos globais, então suas ações —ou reações— quando se trata de mudanças climáticas são importantes", disse a diretora-executiva da agência da ONU, Pamela Coke-Hamilton.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia