Início Economia Relator da reoneração da folha critica lobby de setores que querem manter benefício
Economia

Relator da reoneração da folha critica lobby de setores que querem manter benefício

BRASÍLIA — O relator do projeto que de reoneração da folha na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), cobrou nesta quarta-feira do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, uma posição política a respeito da votação da matéria no Congresso. O parlamentar da oposição disse que o lobby de setores que querem manter o benefício tem se intensificado na Câmara.

— O tempo vai passando e a nossa preocupação é ter uma definição. Todos os setores que podem ficar de fora sistematicamente nos abordam na Câmara e o lobby aumenta a cada dia. Minha questão para o governo foi a seguinte: vamos ou não vamos pôr em votação o tema? A resposta da Fazenda é que o projeto deve ser votado. O ministro Guardia vai procurar o Palácio do Planalto, o setor político do governo, para organizar o calendário — afirmou o relator.

Orlando Silva disse ter entregado a última versão do relatório ao ministro da Fazenda. Ele reiterou que deixará 20 setores fora da reoneração, incluindo os que o governo queria que permanecessem no projeto original, como os de comunicação, construção civil e transportes de passageiros. Com esse aumento, o deputado acredita que a arrecadação prevista inicialmente pela área econômica, de R$ 10 bilhões, cairá pela metade.

— Cerca de 20 de um total de 56 setores estarão no relatório, mas os líderes dos partidos darão a palavra final — disse.

Ele defendeu que haja critério na seleção dos segmentos da economia que continuarão com a desoneração. A seu ver, devem ser mantidos setores intensivos em mão de obra, que sofrem concorrência direta com os importados (calçados e confecções, por exemplo); logística, como transporte de cargas; e tecnologia da informação.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?