Início Economia Preços ao produtor dos EUA sobem em fevereiro por serviços
Economia

Preços ao produtor dos EUA sobem em fevereiro por serviços

Preços ao produtor dos EUA sobem em fevereiro por serviços
Preços ao produtor dos EUA sobem em fevereiro por serviços

WASHINGTON, 18 Mar (Reuters) - Os preços ao produtor dos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado em fevereiro e podem acelerar ainda mais, já que a guerra no Oriente Médio aumenta os preços do petróleo e o repasse das importações persiste.

O índice de preços ao produtor para a demanda final subiu 0,7% no mês passado, impulsionado pelos serviços, após um aumento não revisado de 0,5% em janeiro, informou o Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam avanço de 0,3%.

A guerra entre os EUA e Israel com o Irã, que começou no final de fevereiro, fez com que os preços do petróleo subissem mais de 40%. Economistas preveem que o impacto inflacionário da guerra aparecerá nos relatórios de março sobre os preços ao consumidor e ao produtor no próximo mês.

O Federal Reserve deve manter a taxa de juros ao final de sua reunião de política monetária nesta quarta-feira. As autoridades do banco central dos EUA apresentarão novas projeções econômicas, que os economistas esperam que apresentem atualizações nas estimativas de inflação. Os mercados financeiros estão esperando apenas um corte nos juros este ano.

Nos 12 meses até fevereiro, os preços ao produtor subiram 3,4%, de 2,9% em janeiro.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?