Compartilhe este texto

Perda de independência do Fed aumentaria inflação e ameaçaria estabilidade, diz Rehn, do BCE

Por Reuters

14/01/2026 7h02 — em
Economia



FRANKFURT, 14 Jan (Reuters) - Qualquer perda de independência do Federal Reserve aumentaria a inflação e poderia até mesmo colocar em risco a estabilidade financeira, disse o presidente do banco central finlandês, Olli Rehn, nesta quarta-feira, ao expressar "total solidariedade" ao chair do Fed, Jerome Powell.

"Se a independência do Federal Reserve for prejudicada, isso significaria que podemos ver uma espécie de aumento estrutural da inflação", disse Rehn, que está concorrendo para se tornar o próximo vice-presidente do Banco Central Europeu, à CNBC.

"Esse tipo de ação ou ameaças à independência do banco central podem minar a credibilidade dos mercados financeiros e também dos mercados de títulos, e é por isso que, na minha opinião, é importante também para os mercados de títulos dos EUA e para a estabilidade financeira dos EUA que a independência do banco central, a independência monetária, seja mantida", disse ele.

(Reportagem de Balazs Koranyi)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia