Compartilhe este texto

Navio próprio da BYD atraca no Brasil pela primeira vez, com 5.000 carros

Por Folha de São Paulo

29/05/2024 19h08 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um navio da montadora chinesa BYD atracou no continente americano pela primeira vez na segunda-feira (27), no porto de Suape (PE), região metropolitana do Recife, carregando 5.459 veículos destinados ao mercado brasileiro.

Foi a segunda viagem do chamado Explorer Nº1 BYD, que levou 27 dias da China até o Brasil. O navio foi entregue em janeiro no porto de Yantai, na província de Shandong, no leste do país.

Com capacidade para até 7.000 carros, a embarcação tem 200 metros de comprimento e conta com 23 tripulantes, a maioria da Bulgária.

Segundo a montadora, essa foi a maior movimentação de carros da história do porto de Suape, que visa atender a demanda dos brasileiros por carros elétricos e híbridos.

Neste ano, a BYD emplacou 25,5 mil unidades no país, 43% a mais do que todos os emplacamentos de 2023 (17,9 mil).

No ano passado, as vendas de veículos elétricos leves no Brasil atingiram um patamar recorde de quase 94 mil unidades, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). O volume representou um crescimento de 91% em relação às vendas de 2022, mas cerca de 5% do total de vendas no país.

Em abril deste ano, a BYD se tornou a nona montadora a emplacar mais carros no país, no ranking de automóveis da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), com uma participação de mercado de 4,24%. As três primeiras são Volkswagen (16,92%), Fiat (15,12%) e GM (15,06%).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia