Compartilhe este texto

Nasdaq cai para mínima de uma semana após Oracle reacender nervosismo com IA

Por Reuters

11/12/2025 11h32 — em
Economia



Por Johann M Cherian e Pranav Kashyap

11 Dez (Reuters) - O Nasdaq caiu para a mínima de uma semana nesta quinta-feira uma vez que novas preocupações sobre os planos de gastos com IA da Oracle ofuscaram o otimismo em relação a um tom menos "hawkish" do Federal Reserve.

A Oracle despencava 14% depois que suas previsões trimestrais ficaram aquém das estimativas dos analistas e a empresa elevou suas estimativas de gastos anuais, reacendendo as preocupações de que o ritmo de lucratividade das empresas de inteligência artificial não seja tão rápido quanto o esperado.

O custo do seguro contra a inadimplência da empresa de nuvem aumentou, com as ações a caminho de sua maior perda trimestral desde meados de 2002, devido às preocupações de que a forte dependência do financiamento de dívidas poderia alimentar uma bolha de IA semelhante à bolha pontocom no início dos anos 2000.

O setor de tecnologia liderava as quedas do S&P 500, com perda de 1,6%, enquanto um índice que acompanha os chips caía 2% diante do recuo de 3,1% da Nvidia.

Outras empresas de infraestrutura de IA tinham perdas, com a CoreWeave em queda de 5,7%, enquanto a Applied Digital e a Nebius perdiam 3,6% e 4,4% respectivamente.

O Dow Jones Industrial Average subia 0,61%, para 48.350,89 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,45%, a 6.855,89 pontos, e o Nasdaq Composite tinha queda de 0,99%, para 23.421,95 pontos.

O indicador de medo de Wall Street, o índice de volatilidade CBOE, subia 0,33 ponto, para 16,1.

(Reportagem de Johann M Cherian e Pranav Kashyap em Bengaluru)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia