Início Economia MP da tarifa social precisa ser aprovada até 17 de setembro, diz Braga
Economia

MP da tarifa social precisa ser aprovada até 17 de setembro, diz Braga

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O senador Eduardo Braga (MDB-AM), eleito nesta terça-feira (26) presidente da comissão mista responsável por analisar a MP (medida provisória) 1.300, que trata da tarifa social de energia elétrica, afirmou que o texto precisa ser aprovado até meados de setembro para dar segurança jurídica à política de gratuidade e de desconto na eletricidade proposta pelo governo Lula (PT).

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vem afirmando que o modelo de tarifa social proposto pelo governo está garantido neste ano mesmo que a MP caia. Isso acontece porque a MP, enquanto está valendo, já garantiria a publicação da regulamentação voltada ao tema.

Braga, no entanto, afirmou que a perda de validade da MP faria a resolução da Aneel sobre o tema perder sua eficácia. "Aí seria um ato jurídico imperfeito. Então, nós teríamos insegurança jurídica numa questão que envolve milhões de brasileiros. Essa responsabilidade o Congresso Nacional tem."

O senador defendeu que a MP seja aprovada de maneira rápida. "A questão da tarifa social precisa ser resolvida até o dia 17, para que não haja nenhuma interrupção naquilo que é um benefício para o consumidor", afirmou.

Ele disse que o relator, Fernando Coelho Filho (União-PE), deve apresentar o parecer nos próximos dias, com chance de que isso ocorra nesta quarta (27). "Vai ser um relatório viável de a gente aprovar nas duas Casas até o dia 16."

A comissão está convocada ordinariamente para o dia 2, mas, segundo ele, há possibilidade de antecipar a apresentação.

Braga frisou que outros temas do setor, como a CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e outros pontos incluídos nas MPs 1.304 e 1.307, que também tratam de energia, terão de ser discutidos em outro momento.

"As outras questões, sem nenhuma perda, poderão ser absorvidas na 1.304 e na 1.307, que nós teremos mais tempo para debater e mais tempo, inclusive, para construir uma maioria e ouvir o setor e não cometer nenhuma precipitação em um setor tão estratégico."

Segundo o senador, o relator ainda vai analisar pontos adicionais a serem incorporados no texto. "Vai conversar com os líderes da Câmara, vai conversar com os líderes do Senado, porque a ideia é que já na semana que vem nós tenhamos plenário na Câmara, para a gente poder na outra semana ter plenário no Senado e sacramentar a medida provisória."

Braga disse ainda que a construção do acordo teve participação de líderes do Congresso e de ministros do governo. "Davi Alcolumbre [presidente do Senado] e o presidente Hugo Motta [da Câmara] foram os maestros e os condutores desse entendimento e desse acordo", afirmou, citando também participação dos ministros de Lula no entendimento.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!