Compartilhe este texto

Miran, do Fed, diz que desregulamentação de Trump ajudará a reduzir a inflação, justificando cortes nos juros

Por Reuters

14/01/2026 11h58 — em
Economia



Por Howard Schneider

WASHINGTON, 14 Jan (Reuters) - O esforço de desregulamentação do governo Trump pressionará a inflação para baixo e é outro motivo para o banco central dos EUA cortar as taxas de juros, disse o diretor do Federal Reserve Stephen Miran nesta quarta-feira.

Em comentários preparados para serem apresentados em um fórum econômico na Grécia, Miran disse que, embora o impacto macroeconômico da desregulamentação seja difícil de mensurar, as medidas tomadas pelo presidente Donald Trump no ano passado e as que ainda estão por vir podem eliminar até 30% das regras existentes para as empresas e reduzir a inflação em talvez meio ponto percentual por ano.

"A desregulamentação substancial que ocorreu em 2025 continuará pelo menos nos próximos três anos e será um grande choque positivo na produtividade que pressionará os preços para baixo", disse ele. "Em termos líquidos, isso apoia uma postura mais acomodatícia da política monetária."

O não reconhecimento dessas mudanças significa que as condições financeiras ficarão mais apertadas do que o necessário.

Se o Fed não reagir às melhorias na oferta e na produtividade à medida que elas ocorrem, "o resultado será deflação e contração econômica desnecessárias... Se o Federal Reserve não reduzir as taxas de juros em resposta à desregulamentação, haverá consequências adversas", disse Miran.

"A política monetária tem sido mais rígida do que deveria para refletir a desregulamentação significativa, elevando o crescimento potencial e reduzindo a inflação", acrescentou.

Miran apresentou vários argumentos para cortes nas taxas de juros muito mais drásticos do que aqueles apoiados por seus pares do Fed, inclusive outros indicados por Trump.

Alguns formuladores de política monetária do Fed reconheceram esta semana que melhorias na produtividade podem estar em andamento, mas também sugeriram que é muito cedo para adaptar a política monetária a desenvolvimentos do lado da oferta que podem ou não perdurar, com um impacto incerto sobre a inflação.

O Fed reduziu sua taxa de política monetária em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 3,50% a 3,75%, em sua reunião do mês passado, mas espera-se que ela permaneça inalterada na reunião de 27 e 28 de janeiro.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia