Compartilhe este texto

Laura Carvalho e Samuel Pessôa debatem crescimento com responsabilidade fiscal

Por Folha de São Paulo

24/11/2020 17h04 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Folha de S.Paulo e o o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas promovem nesta quinta (26), a partir das 10h, evento online para apontar saídas para o cenário pós pandemia e as alternativas para acelerar o crescimento da economia mantendo as contas públicas sob controle.

Nos últimos anos, mesmo antes da pandemia da Covid-19, a economia brasileira já vinha apresentando crescimento medíocre, ao redor de 1% ao ano. Agora, com os gastos extras para combater os efeitos do coronavírus, o temor é que as contas públicas saiam do controle, comprometendo a retomada prevista para 2021.

Com o forte aumento da desigualdade, queda na ocupação e recuo do PIB estimado em cerca de 5% neste ano, iniciar um novo ciclo de crescimento será essencial para absorver milhões de desempregados, reduzir a informalidade e minorar o quadro fiscal, tanto pelo lado da receita como dos gastos públicos.

Mas como gerar crescimento dentro de um quadro de incertezas, com uma dívida bruta que caminha para 100% do PIB, sem reformas essenciais para destravar o país e que possam reduzir os gastos da União, tornando o Brasil menos desigual e mais produtivo?

Participam do evento "Como gerar um novo ciclo de crescimento" a economista Laura Carvalho, professora livre-docente da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, e Samuel Pessôa, pesquisador associado do Ibre-FGV --com mediação do repórter especial da Folha Fernando Canzian.

O debate poderá ser visto à partir das 10h desta quinta-feira (26) pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=XQX3e91cMaM&feature=youtu.be

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia