Início Economia Inflação global ainda não foi completamente derrotada, diz diretora-geral do FMI
Economia

Inflação global ainda não foi completamente derrotada, diz diretora-geral do FMI

SÃO PAULO

Kristalina Georgieva diz que ainda há muito trabalho a ser feito para evitar recessão

(FOLHAPRESS) Em 24/01/2025 10h24

A diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou nesta sexta-feira (24) que a economia mundial progrediu, mas ainda não conseguiu a vitória no combate contra a inflação.

Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, a dirigente alertou que ainda há muito trabalho a ser feito para evitar uma recessão.

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, participa de evento no Fórum Econômico Mundial Fabrice Coffrini AFP Imagem mostra Kristalina Georgieva, uma mulher com cabelo curto e castanho claro, vestindo um blazer verde, e que está falando em um microfone. Ela parece estar expressando um ponto de vista com uma expressão facial intensa. Ao fundo, há um cenário azul com elementos que sugerem um evento formal. **** "A cabeça do gênio está na garrafa, a maior parte do corpo do gênio está na garrafa, meio que ficando presa lá, mas as pernas ainda estão meio que penduradas", disse Georgieva ao Fórum quando perguntada se o "gênio" da inflação havia sido derrotado. "Precisamos empurrá-lo até o fim".

A afirmação foi feita um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, exigir que o Fed (Federal Reserve, o BC dos EUA) reduza imediatamente a taxa de juros. Ele ainda afirmou que todos os outros países deveriam adotar a mesma medida.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://www1.folha.uol.com.br/webstories/mercado/2024/12/afinal-quem-e-o-mercado/ *** Porém, nesta sexta, o Japão anunciou aumento na taxa de juros de 0,25% para 0,5%, atingindo o maior patamar em 17 anos. A medida visa combater a aceleração da inflação no país.

Na próxima semana, os bancos centrais dos EUA, da União Europeia e do Brasil se reunirão para debater a nova taxa de juros em seus domínios.

YouTube Veja momentos-chave do discurso de Trump no Fórum Econômico de Davos Recém-empossado pela segunda vez, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido no principal palco do Fórum Econômico Internacional em Davos, na Suíça, nessa quinta-feira (23).Mostrando-se à vontade e bem-humorado, Trump fez uma ode a... https://www.youtube.com/watch?v=11V7RYA67ys *** Com informações da Reuters

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?