Compartilhe este texto

Indicação de Magda à presidência da Petrobras será analisada por comitê nesta terça-feira

Por Folha de São Paulo

20/05/2024 18h08 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A indicação de Magda Chambriard à presidência da Petrobras será analisada nesta terça-feira (21) pelo comitê que analisa os currículos de candidatos a alta administração da estatal.

A expectativa da empresa é que o conselho de administração aprove a nomeação na sexta-feira (24), concluindo a transição na companhia, hoje presidida interinamente pela diretora de assuntos corporativos, Clarice Copetti.

Magda foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Jean Paul Prates, demitido na última terça (14) após longo processo de fritura.

Sua principal missão será a de dar celeridade às entregas do bilionário plano de investimentos da estatal e mostrar resultados antes da eleição presidencial de 2026.

Fontes da companhia não veem obstáculos à nomeação de Magda no processo de checagem, que é conduzido por um grupo de assessoramento do conselho de administração, o comitê de pessoas.

O colegiado é formado hoje por dois representantes do conselho de administração e três membros externos e se reunirá de forma extraordinária nesta terça para avaliar o currículo da indicada. O comitê é formado majoritariamente por indicados pelo governo.

Os representantes do conselho são os advogados Renato Galuppo, indicado pelo governo, e Marcelo Gasparino, indicado por acionistas minoritários.

Os membros externos são o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério; o chefe de gabinete do ministro da pasta, Maurício Renato de Souza; e o advogado Fábio Veras de Souza.

Esse processo contempla a avaliação do currículo, de antecedentes criminais e de possíveis conflitos de interesse entre sua atuação na empresa e negócios anteriores ou de familiares.

Também analisa possíveis vedações impostas pelo estatuto da companhia e pela Lei das Estatais.

Magda é ex-funcionária da Petrobras e comandou a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis) no governo Dilma Rousseff (PT). Ela disputou com Prates a preferência de Lula na indicação à chefia da estatal no início do governo.

*

O QUE O GOVERNO ESPERA DA PETROBRAS SOB MAGDA CHAMBRIARD

- Concluir a usina de fertilizantes de Três Lagoas (MG) até 2026

- Retomar operação da Fafen neste ano

- Viabilizar polo de gás-químico em Uberaba (MG)

- Antecipar entrega do gasoduto da Rota 3 de agosto para julho deste ano

- Acelerar projeto de gás-natural de águas profundas no Sergipe, o Seap

- Acelerar a conclusão da refinaria Refap, em Minas Gerais, e Gaslub —antigo Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro)

- Retomada de obras na refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco

- Recompra de refinarias no Amazonas e na Bahia

- Reativar usinas de biodiesel, e investir na unidade de Montes Claros (MG)

- Apoio ao projeto dos Biocombustíveis, segundo relatório do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

- Investimento em energia eólica e solar

- Contratar estaleiros próprios, e não afretá-los

- Simplificar processos de compra da indústria naval em geral


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia