Compartilhe este texto

Ibama nega pedido da Eletrobras para retomar plano de usina no Tapajós

Por Agência O Globo

28/09/2016 17h26 — em
Economia



BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou recurso apresentado pela Eletrobras, no qual a empresa solicitava a retomada do processo de licenciamento da usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará. Decisão assinada pela presidente do Ibama, Suely Araújo, manteve o entendimento anterior, com base em posição da Fundação Nacional do Índio (Funai), de que “há óbices legais e constitucionais ao licenciamento ambiental do empreendimento”.

Assim, entendo que, enquanto não solucionada pelas autoridades legalmente competentes a controvérsia acerca da demarcação e do respectivo perímetro da terra indígena em questão, não há como dar seguimento ao processo de licenciamento do empreendimento.

No início de agosto, o Ibama tinha arquivado o pedido de licenciamento, que, na prática, interrompe o processo de análise da usina com potencial de 8 mil Megawatts (MW). A decisão foi tomada por insuficiência dos estudos ambientais, além das pendências relacionadas à questão indígena.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia