Compartilhe este texto

Governo nomeia ex-Aneel para diretoria da Itaipu e reconduz diretores atuais

Por Estadão Conteúdo / Portal do Holanda

17/05/2022 11h47 — em
Economia



O presidente da República, Jair Bolsonaro, e novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, decidiram reconduzir membros da Diretoria Executiva da Itaipu Binacional e nomear o ex-diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) André Pepitone da Nóbrega como novo integrante do colegiado, para exercer a função de diretor financeiro executivo da empresa.

Os decretos com as reconduções e a nomeação de Pepitone na empresa estão no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 17.

De acordo com os atos, foram reconduzidos AnataliciO Risden Junior (Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional); Mariana Favoreto Thiele (Diretora Jurídica); David Rodrigues Krug (Diretor Técnico Executivo); Luiz Felipe Kraemer Carbonell (Diretor de Coordenação); e Paulo Roberto da Silva Xavier (Diretor Administrativo).

Todos eles terão um novo mandato nos cargos, que segue até 16 de maio de 2027. O mandato de Pepitone também terá a mesma duração.

A exoneração de Pepitone da Aneel também está formalizada na publicação desta terça-feira, 17. Conforme o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) informou mais cedo, com a saída de Pepitone, cujo mandato inicialmente terminaria em agosto, a diretora substituta Camila Bomfim ficará à frente da agência.

A previsão é que ela assuma o cargo ainda nesta semana e permaneça até agosto, quando o diretor Sandoval Feitosa, que já teve sua indicação aprovada pelo Senado, tomará posse para comandar a agência.

O Diário Oficial traz ainda a exoneração de Elisa Bastos Silva do cargo de diretora da Aneel. Com o término do mandato dela, Agnes Maria de Aragão da Costa foi indicada à vaga pelo presidente Bolsonaro e, em seguida, teve seu nome aprovado pelo Senado. Agnes e outros diretores chancelados pelos parlamentares foram nomeados no mês passado para os postos na agência.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia