Início Economia Executiva negra processa Goldman alegando discriminação racial
Economia

Executiva negra processa Goldman alegando discriminação racial

NOVA YORK - Uma executiva negra que trabalha na unidade de gestão de fortunas do Goldman Sachs entrou com um processo, ontem, acusando o banco de encaminhar clientes maiores para seus colegas brancos e de negar promovê-la por motivos raciais.

No processo movido em uma Corte de Manhattan, Rebecca Allen alega que a chefia sênior do Goldman Sachs — virtualmente formada apenas por bancos — favorece os profissionais brancos na hora de dar promoções e contas mais lucrativas, de modo que eles ganham mais do que os colegas de trabalho negros

“Simplificando, o Goldman Sachs faz virtualmente nada para contratar, promover ou desenvolver talentos negros, em vez disso, foca seus esforços em reter e promover funcionários bancos para posições de liderança”, afirma a executiva na queixa.

Em comunicado, o banco disse que as alegações não têm mérito. “Nosso sucesso depende da nossa capacidade de manter uma base de funcionários diversa e estamos focados em promover profissionais diversos em todos os níveis”, segundo a nota.

Rebecca, contratada em 2012, afirmou que, no ano passado, foi removida de uma conta na qual trabalhava há três anos por um pela diretora Christina Minnis. Rebecca contou que sua chefe encontrou com Christina para discutir a decisão e fez comentários antissemitas e racistas sobre Allen, que também é judia.

Christina também é citada como ré na ação.

Os advogados de Rebeca, do escritório Wigdor, disseram em comunicado que acreditam que outros funcionários negros do Goldman devem apresentar queixas similares.

O banco enfrenta hoje queixas de ações coletivas, na mesma Corte, em que é acusado de discriminação contra mulheres em termos de salários e promoções. O Goldman nega as queixas.

No processo de ontem, Rebecca afirma que homens recebiam as contas mais lucrativas, mas suas queixas legais vêm apenas da suposta discriminação racial.s

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?