Início Economia Dólar sobe com Fed e vale R$ 3,15; Bolsa avança com commodities
Economia

Dólar sobe com Fed e vale R$ 3,15; Bolsa avança com commodities

RIO - O dólar sobe nesta segunda-feira pela primeira vez em quatro sessões, depois de a presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Janet Yellen, ter afirmado no domingo que os juros daquele país continuarão subindo gradativamente porque acredita que a inflação irá subir. A moeda americana avança 0,25% frente ao real, cotada a R$ 3,158 para venda.

No mercado acionário, a B3 (antiga Bovespa) sobe pelo segundo pregão seguido, em dia de valorização das commodities metálicas, antes do Congresso do Partido Comunista da China — o evento mais importante do calendário político do país, que acontece a cada cinco anos e está marcado para esta semana —, e de alta do petróleo com a tensão entre Iraque e Curdos, que buscam independência após referendo. O índice Ibovespa avança 0,44%, aos 77.335 pontos.

Janet Yellen afirmou no domingo que os juros do país devem seguir subindo de forma gradual, com a expectativa de que o crescimento sólido da atividade econômica, a força do mercado de trabalho e a conjuntura positiva da economia global elevem a inflação. Mas Yellen admitiu que o ritmo de aumento dos preços tem sido surpreendentemente baixo.

O Fed já elevou suas taxas de juros duas vezes este ano, em março e junho, para um intervalo entre 1% e 1,25%. A grande maioria dos investidores aposta em mais uma alta de 0,25 ponto percentual na reunião de meados de dezembro. Além disso, em setembro, o Fed anunciou que começaria a se desfazer dos US$ 4,5 trilhões em títulos adquiridos na crise para estimular a economia.

Em escala global, o dólar sobe 0,15%, segundo o índice Dollar Spot, da Bloomberg.

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!