RIO — Nesta sexta-feira, o dólar comercial abriu em queda e opera com desvalorização de 0,73% ante o real, cotado a R$ 3,784. Na avaliação de analistas do mercado, o que tem contribuido para que a americana mantenha algumas baixas é a atuação do Banco Central (BC) no câmbio por meio de leilões de swaps cambiais, contratos que têm efeito de uma venda da divisa americana no mercado futuro. Por sua vez, o Ibovespa, princípal índice do mercado acionário brasileiro, também segue a tendênia de baixa. Pouco após a abertura do pregão, ele recuava 0,46%, aos 71.092 pontos. O destaque fica com as ações da Brasken, que têm valorização de mais de 16%
Na véspera, o dólar fechou em alta de 2,61%, aos R$ 3,812. Este cenário foi motivado, principalmente, pela reação dos investidores após a . Somou-se a isso a decisão do Banco Central Europeu em .
Na Bolsa, os papéis da Brasken operam em alta de 16,95%. Esta valorização ocorre após a holandesa LyondellBasell, uma das maiores companhias mundiais de plásticos, produtos químicos e refino, anunciar negociações exclusivas para a compra de participação da Odebrecht na companhia.
Já nas outras companhias, o cenário é o oposto. As ações ordinárias (ON, com direito a voto) e preferenciais (PN, sem direito a voto) operam em queda de 1,05% e 0,52%, respectivamente.
Por sua vez, a Vale também opera em baixa. Os papéis da mineradora têm queda de 1,1%.

