Compartilhe este texto

Dólar abre em alta após ataque de Israel ao Irã

Por Folha de São Paulo

19/04/2024 9h31 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O dólar registrava alta moderada nos primeiros negócios desta sexta-feira (19), após um novo ataque de Israel ao Irã que acirrou ainda mais a tensão no Oriente Médio, embora o pessimismo fosse limitado pela percepção de que não haverá escalada no conflito.

Nesta madrugada, Israel lançou um ataque em solo iraniano, segundo emissoras americanas, em meio à tensão entre os dois arqui-inimigos, cujas décadas de conflitos nas sombras se tornaram diretas e ameaçam arrastar a região para uma crise mais profunda.

A mídia iraniana relatou explosões, mas um oficial iraniano disse à Reuters que elas foram causadas por sistemas de defesa aérea. A mídia estatal disse que três drones sobre a cidade central de Isfahan foram abatidos.

A liderança e o exército de Israel permanecem em silêncio.

Em momentos de insegurança, investidores costumam apostar em ativos de menor risco, como é o caso da moeda americana.

Às 9h15, o dólar subia 0,27%, cotado a R$ 5,264

Na quinta (18), apesar de ter começado o dia em leve queda, o dólar virou e passou a registrar alta ante o real após novos dados de seguro-desemprego e comentários mais conservadores de membros Fed (Federal Reserve, o banco central americano) que esfriaram ainda mais as apostas sobre um possível corte de juros nos EUA.

No fim do pregão, a divisa desacelerou os ganhos e terminou o dia com valorização tímida de 0,15%, cotada a R$ 5,250.

Pela manhã, o Departamento do Trabalho americano informou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego ficaram inalterados em 212 mil na semana encerrada em 13 de abril. A previsão de economistas consultados pela Reuters era de 215 mil, e os novos números foram lidos como um sinal e manutenção de força da economia americana.

Além disso, o presidente do Fed de Nova York, John Williams, disse durante a tarde que a situação sólida da economia dos Estados Unidos significa que não há motivos urgentes para reduzir os juros no momento.

"Definitivamente, não sinto urgência em reduzir os juros", dada a atual solidez da economia, disse Williams na Cúpula de Economia Mundial da Semafor, em Washington.

Após a fala do diretor, o mercado virou: o dólar engatou alta, e o Ibovespa, que havia começado o dia subindo, passou a cair.

Na Bolsa brasileira, o Ibovespa terminou o dia com oscilação positiva de 0,02%, aos 124.196 pontos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia