Início Economia Consumo de energia durante jogo do Brasil contra Haiti foi até 9,6% menor que em dia típico
Economia

Consumo de energia durante jogo do Brasil contra Haiti foi até 9,6% menor que em dia típico

Estadão

O consumo de energia elétrica durante o último jogo da seleção brasileira na Copa, diante do Haiti, na noite de nesta sexta-feira (19), foi até 9,6% menor do que o registrado no mesmo horário numa sexta-feira típica, conforme levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que mantém operação especial para o evento.

A instituição informou que a partir das 20h30, observou-se uma redução de 6.700 megawatts (MW) na carga (consumo + perdas elétricas), montante equivalente à carga média do Estado do Rio de Janeiro. O consumo manteve trajetória de queda ao longo do primeiro tempo, movimento esperado também por conta do horário da partida, quando usualmente residências e grande parte dos estabelecimentos comerciais reduzem as atividades. No entanto, o ritmo de queda foi maior, cerca de 7.500 MW abaixo de um dia típico.

No intervalo, quando os torcedores aproveitam para abrir a geladeira ou realizar outras tarefas, houve aumento de 2.279 MW, ou 3% da carga, em apenas 9 minutos. O consumo voltou a cair no segundo tempo e deu um repique de 3,3%, ou 2.420 MW, o equivalente à carga média do Maranhão, em 17 minutos após o apito final.

Por volta de 00h00 do dia 20, o consumo de energia retornou ao comportamento típico observado para uma madrugada de sábado.

Em nota, o ONS afirmou que a atuação coordenada do Operador permitiu gerenciar as oscilações de demanda de forma segura, preservando a estabilidade do sistema elétrico durante todo o período de bola em campo.

"Cada partida exige uma atuação diferenciada, por conta dos dias e horários dos jogos", declarou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea. "Seguiremos adotando todas as medidas necessárias para garantir uma operação segura ao longo de toda a competição", acrescentou.

Briga por horário de consumo de maconha termina em homicídio no Jorge Teixeira
Portal do Holanda Vídeo
Policial
Portal do Holanda
Briga por horário de consumo de maconha termina em homicídio no Jorge Teixeira
AGORA
portaldoholanda.com.br 1 de 12
1 / 12 Ler

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!