Compartilhe este texto

BP anuncia que fez maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos

Por Folha de São Paulo

04/08/2025 8h30 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A BP disse nesta segunda-feira (4) que fez sua maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos na bacia de Santos, em águas profundas do pré-sal do Brasil.

"Os resultados da análise no local da perfuração indicam níveis elevados de dióxido de carbono", afirmou Gordon Birrell, vice-presidente executivo da BP, em um comunicado.

A empresa anunciou que iniciará uma análise em laboratório para estudar a descoberta. Após a divulgação do comunicado, as ações da BP listadas em Londres subiram 1,4%. O anúncio ocorre um dia antes de o grupo apresentar seus resultados do segundo trimestre.

A petrolífera voltou o foco de seus negócios para os combustíveis fósseis no ano passado para recuperar a confiança dos investidores e reanimar ações com desempenho fraco após uma tentativa problemática de investir em energia renovável.

A BP tem planos de aumentar sua produção global de petróleo e gás para 2,3 milhões a 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2030 e disse que essa foi sua décima descoberta até agora este ano, tendo obtido o mesmo êxito em Trinidad e Tobago, Egito, Brasil e outros.

A produção em 2024 foi de 2,4 milhões de barris de óleo equivalente. A BP espera que a produção seja menor em 2025.

A gigante petroleira, que está planejando estabelecer um novo grande centro de produção na costa do Brasil, venceu a disputa pelo bloco em dezembro de 2022 no que disse serem "termos comerciais muito bons".

A BP detém 100% de participação no bloco Bumerangue, com a estatal PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) como gestora do contrato de partilha de produção.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia