Início Economia Bolsonaro diz que espera conseguir mexer na Petrobras após troca de ministério
Economia

Bolsonaro diz que espera conseguir mexer na Petrobras após troca de ministério

CAMPOS DO JORDÃO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na noite desta sexta-feira (13), que espera conseguir mexer na Petrobras após a substituição do ministro de Minas e Energia, feita por ele nesta semana.

"Eu espero, nos próximos dias, com as mudanças que fiz no Ministério das Minas e Energia, que nós consigamos mexer com a Petrobras, fazer com que ela cumpra o dispositivo constitucional, que fala do fim social da empresa".

Bolsonaro falou sobre o tema durante um encontro com lojistas no Campos do Jordão Convention Center, em Campos do Jordão, no interior de São Paulo.

A alta dos combustíveis é um dos fatores que mais pressiona a inflação, na casa dos dois dígitos no acumulado em 12 meses. O problema preocupa Bolsonaro, que tenta a reeleição neste ano. Pesquisa Datafolha mostrou que a maioria dos brasileiros culpa o presidente pela disparada de preços.

O presidente também voltou a criticar o lucro da Petrobras. Na semana passada, ele já havia chamado o resultado da empresa de "estupro" em sua live semanal.

"Não podemos ter uma empresa, que tem o lucro acima de 30%, enquanto as maiores petrolíferas do mundo o lucro é, no máximo, de 15%. E essas outras petrolíferas abriram mão de lucro para ajudar os seus países. A Petrobras não pode continuar a ser indiferente a tudo isso", disse ele nesta sexta.

O presidente também afirmou ter feito um apelo para a Petrobras para não reajustar o preço dos combustíveis, que não teria sido levado em conta.

"Há duas quintas-feiras fiz um apelo dramático para alguns, ficou até parecendo algo não compatível a um presidente, mas a minha maneira de ser, falar com o coração aberto, e falar sempre a verdade, não teve sucesso na Petrobras."

"Apelei, não aumente o preço dos combustíveis, falei até um palavrão em uma live, coisa que não é muito comum da minha parte, mas fui obrigado a fazer isso. Não tivemos sucesso. Fizemos mudança, espero que essas mudanças tenham seu êxito para o bem de todos nós".

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?